29/11/2025

33 mortos em ataque israelense em Gaza, incluindo muitas crianças

O porta-voz da Defesa Civil, Mahmoud Basal, informou que 22 dessas vítimas foram mortas em um ataque aéreo antes do amanhecer que atingiu as tendas de deslocados em Al Mawasi, no sul da Faixa de Gaza. - (crédito: Eyad BABA / AFP)

No sábado, Israel anunciou uma nova fase de ataques com ‘bombardeios extensos’ afim de ‘tomar o controle das áreas da Faixas de Gaza’

A Defesa Civil de Gaza informou que o bombardeio israelense deixou pelo menos 33 mortos neste domingo(18), incluindo muitas crianças, um dia após Israel anunciar uma intensificação de sua ofensiva no território palestino.

No sábado, o Exército israelense anunciou que havia lançado “bombardeios extensos” para “tomar o controle de áreas da Faixa de Gaza” e atingir os objetivos da guerra, que incluem a libertação de reféns e a derrota do Hamas, o movimento islamista que governa o território.

A intensificação dos bombardeios coincide com o aumento da pressão internacional sobre as terríveis condições humanitárias em Gaza devido ao bloqueio imposto por Israel desde 2 de março.

O porta-voz da Defesa Civil, Mahmoud Basal, informou que 22 dessas vítimas foram mortas em um ataque aéreo antes do amanhecer que atingiu as tendas de deslocados em Al Mawasi, no sul da Faixa de Gaza.

Outras sete pessoas morreram em um ataque a uma casa em Jabaliya, e as demais mortes foram relatadas em Al-Zawaida e Khan Yunis, no sul, disse a fonte.

“Ouvi o som de explosões, depois vidro e pedras caíram sobre mim. Restou apenas uma nuvem de poeira”, disse Saleh Hamida após um bombardeio destruir uma casa ao lado da sua em Al Zawaida.

Em um hospital em Khan Yunis, vários jovens lamentaram a morte de seus entes queridos, cujos corpos jaziam no chão, envoltos em lençóis.

O Ministério da Saúde de Gaza informou neste domingo que todos os hospitais públicos na parte norte do território palestino estão “fora de serviço” depois que forças israelenses sitiaram o hospital indonésio.

– Cresce a pressão sobre Israel –

O anúncio da intensificação da ofensiva israelense atraiu críticas internacionais no sábado, durante uma cúpula da Liga Árabe em Bagdá.

Na declaração final, os líderes pediram financiamento para a reconstrução de Gaza e mais pressão internacional para “interromper o derramamento de sangue”.

Israel retomou as operações no território palestino em 18 de março, encerrando uma trégua de dois meses na guerra.

A guerra eclodiu após o ataque do Hamas em território israelense em 7 de outubro, deixando 1.218 mortos, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelenses.

Milícias islamistas também sequestraram 251 pessoas em Israel. Destes, 57 permanecem cativos em Gaza, embora 34 tenham sido declarados mortos pelo Exército israelense.

A resposta de Israel no território palestino deixou mais de 53.272 mortos, a maioria civis, segundos dados recentes do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU.

Manifestantes foram às ruas de Tel Aviv novamente no sábado para protestar contra o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e exigir um acordo para a libertação dos reféns que ainda estão detidos.

“Em vez de trazê-los todos para casa aceitando o acordo que está sobre a mesa, Netanyahu está nos arrastando para uma guerra política desnecessária que resultará na morte de reféns e soldados”, disse Zahiro Shahar Mor, sobrinho de Avraham Munder, que morreu em cativeiro em Gaza.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Leia também
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

Emenda polêmica: r$ 300 milhões para ações policiais em 2026

A Assembleia Legislativa se prepara para discutir uma emenda orçamentária que promete reacender o debate sobre segurança pública. Uma articulação de parlamentares, por vezes referida como “bancada da bala”, propõe destinar R$ 300 milhões para financiar operações policiais direcionadas ao combate do crime organizado no ano de 2026. A emenda,

Leia mais...

Homem que fazia delivery de drogas em Planaltina é preso

O criminoso fazia uso de transporte por aplicativo para entregar as drogas. Com ele foram apreendidas porções de entorpecentes e comprimidos de remédio para dormir Um homem, investigado por fazer “delivery” de drogas, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes em Planaltina. Foram apreendidos com ele porções de maconha,

Leia mais...

Aposentadoria em 2026: entenda as novas regras e seus impactos

O ano de 2026 deve trazer a consolidação de diversas mudanças no sistema de aposentadoria, impactando diretamente milhões de trabalhadores. As alterações, em constante evolução, exigem atenção redobrada para garantir o acesso aos direitos previdenciários de forma adequada. Um dos pontos centrais é a idade mínima para se aposentar. As

Leia mais...

Governo avalia fim de pedágio alvo de críticas por altos valores

Uma portaria do Ministério dos Transportes reacendeu o debate sobre a possível extinção de uma das praças de pedágio mais caras do país, alvo constante de críticas de usuários e especialistas em infraestrutura. A medida, que estabelece diretrizes para a reavaliação de contratos de concessão rodoviária, abre caminho para que

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.