Ônibus elétricos começam a circular no Distrito Federal

Os usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal já podem viajar nos novos ônibus elétricos da capital. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) liberou, nesta quarta-feira (24), os primeiros 12 veículos da frota de 90 ônibus elétricos entregues em maio.

Os ônibus passaram por cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação de validadores no Sistema de Transporte Público Coletivo antes de começarem a operar. A circulação inicial ocorre em quatro linhas com viagens que saem da Rodoviária do Plano Piloto.

As linhas atendidas são a 109.3, que passa pela Esplanada dos Ministérios e vai para o Setor de Autarquias Sul/Pátio Brasil; a 109.4, que faz o percurso para a Esplanada dos Ministérios; a 108.5, que vai até a Rodoferroviária passando pelo Setor Militar Urbano; e a 0.110, que atende universitários e demais passageiros que se deslocam para a região da UnB.

A titular da Semob-DF, Sandra Holanda, afirmou que os veículos serão liberados progressivamente até atingir a totalidade da frota. Segundo ela, a operação inicial envolve quatro linhas que atendem, juntas, cerca de 25 mil passageiros por dia.

Os coletivos são 100% elétricos, equipados com ar-condicionado, piso baixo, acessibilidade total e sistema de câmeras. A operação é silenciosa e não emite poluentes, com previsão de redução de 615 toneladas de CO2 por mês, impacto ambiental equivalente ao plantio de mais de 120 mil árvores por ano.

T CSM
Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress