Brasília Tech Hub é lançado com propósito de transformar o DF em um polo de inovação

O Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) recebeu, nesta quinta-feira (25), o lançamento do projeto Brasília Tech Hub: Distrito de Tecnologia e Inovação Antonio Fábio Ribeiro. O empreendimento, idealizado em uma parceria entre o Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sindfor-DF), Biotic e Terracap, reunirá empresas, investidores e instituições ligadas à tecnologia e à inovação. O objetivo é fortalecer a tecnologia e consolidar a capital federal em um polo nacional do setor.

“Hoje um dos maiores pagadores de impostos já é o segmento. O setor de tecnologia vai representar muito mais do que isso, é uma energia limpa, é uma indústria limpa. Tenho certeza que aqui vai resplandecer muita coisa daquilo que a gente espera da capital da República: inovação, tecnologia, o que há de bom no mundo estará aqui no Distrito Federal com a implementação desse polo”, defendeu. 

O presidente do Sindfor-DF, Carlos Jacobino, explica que o modelo do empreendimento é inspirado em parques tecnológicos internacionais, mas com um olhar voltado à arquitetura de Brasília. 

“Trouxemos algumas ideias, conceitos, mas obviamente mantendo a identidade de Brasília e mantendo aquele traço do Oscar Niemeyer. Um parque tecnológico é um ecossistema. Dentro dele é preciso ter universidade, empresas, o governo atuando, então esse conceito de múltiplas hélices é o que vai acontecer aqui”, afirmou.

De acordo com ele, a proposta é criar um ambiente moderno capaz de atrair empresas, gerar negócios e fomentar o desenvolvimento econômico. “É mais do que a estrutura física, o diferencial estará nas conexões e nas oportunidades que esse ecossistema vai proporcionar”, acrescentou. 

O lançamento marca a concretização de um projeto aguardado há mais de duas décadas pelo setor produtivo de tecnologia da capital federal. Para o presidente da Biotic, Gustavo Dias, o empreendimento é um movimento revolucionário que vai revolucionar a matriz econômica da cidade. 

“As pessoas vão ver o que elas veem nos lugares mais modernos do mundo, quando visitam os parques tecnológicos e as startups. São lugares simples, arquitetonicamente, mas lugares com muitas mentes criativas, com muitos jovens, com ideias revolucionárias e disruptivas”, afirmou. 

Homenagem 

A iniciativa leva o nome de Antonio Fábio Ribeiro, ex-presidente do Sinfor-DF e uma das lideranças historicamente associadas à defesa da implantação do parque tecnológico da capital federal. Antonio Fábio também atuou como secretário de Ciência e Tecnologia no Distrito Federal e, em Goiás, presidente da Fibra e ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

A ideia do polo surgiu de Antonio ainda em 2001. Naquele ano, organizou um evento com o então governador Joaquim Roriz e reuniu mais de 400 pessoas para ouvir a ideia de uma Cidade Digital. A Terracap apresentou três opções de terreno para a construção, e Antonio então decidiu: a região próxima à Granja do Torto tinha o porte adequado para a dimensão do projeto. Anos depois, o polo saiu do papel e deu início às construções em 2026. 

T CSM
Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress