12/11/2025

CPI dos Atos Antidemocráticos retira convocações e faz convites para generais após pedido de militares

Decisão vale para generais Augusto Heleno e Dutra; apesar de ser citado, Gonçalves Dias não teve nome incluído nos requerimentos. Anteriormente, convocações obrigavam presença de militares na reunião da comissão.

A CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retirou a convocação dos generais Augusto Heleno e Gustavo Henrique Dutra de Menezes e fez um convite aos militares, nesta quinta-feira (11). Dessa forma, eles não são obrigados a ir.

“Recebemos uma delegação de militares, encaminhados pelo comandante do Exército brasileiro, onde ele pediu, se fosse possível, que nós transformássemos as convocações de três generais em convites e aí ele garantiria a presença desses generais, uma vez sendo convidados”, disse o presidente da CPI, o deputado Chico Vigilante.

Apesar do ex-chefe do GSI Gonçalves Dias ter sido citado pelo presidente da comissão, o nome dele não foi incluído nos requerimentos.

Em abril, após o general Augusto Heleno não comparecer à reunião da comissão, os parlamentares convocaram o militar como testemunha. No mesmo dia, ocorreu a reconvocação do general Dutra.. Dessa forma, eles seriam obrigados a comparecer.

O general Augusto Heleno foi chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), enquanto Gustavo Henrique Dutra de Menezes atuou como chefe do Comando Militar do Planalto, ambos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os deputados aprovaram também a convocação, como testemunha, do coronel Élcio Franco, que trabalhou no Ministério da Saúde e da Casa Civil, também no governo Bolsonaro.

Nesta quinta, os deputados ouvem o ex-comandante-geral da PMDF Fábio Augusto Vieira. Ele chefiava a Polícia Militar no dia 8 de janeiro, quando ocorreram os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O militar é suspeito de omissão na contenção dos atos e havia sido preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o magistrado concedeu liberdade provisória a ele no dia 3 de fevereiro, após considerar o relatório do ex-interventor federal da Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli.

Calendário atualizado da CPI

A CPI dos Atos Antidemocráticos da CLDF apura os ataques terroristas ocorridos em Brasília nos dias 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023. Em 12 de dezembro, apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro deflagraram uma série de atos de vandalismo na capital federal e danificaram e incendiaram carros e ônibus.

Em 8 de janeiro, grupos terroristas invadiram e depredaram as sedes dos três poderes. No mês de maio, parlamentares ouviram Adauto Lúcio de Mesquita, um dos empresários suspeitos de financiar o acampamento em frente ao Quartel-General do Exército.

Há dois novos depoimentos marcados para maio:

•             11 de maio: coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PM;

•             18 de maio: general Gustavo Henrique Dutra de Menezes (General Dutra), ex-chefe do Comando Militar do Planalto.

Já em junho, há três depoimentos marcados:

•             1º de junho: general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

•             17 de junho: general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI;

•             26 de junho: comandante-geral da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves.

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão

Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico

País é uma das rotas de contrabando que levam drogas provenientes da Colômbia até os Estados Unidos O Panamá realizou uma das maiores apreensões de drogas de sua história, ao confiscar cerca de 12 toneladas de cocaína em uma embarcação no Pacífico que se dirigia aos Estados Unidos, informaram as

Leia mais...

Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico

Depois de 43 dias, o maior shutdown da história do país pode ter fim, nesta quarta-feira, e deixar US$ 11 bilhões em prejuízos permanentes à economia. Câmara dos Representantes deve se reunir para votar orçamento com democratas divididos A declaração de alívio foi proferida pelo presidente Donald Trump durante cerimônia

Leia mais...

PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do partido na Câmara, afirma que proposta do Poder Executivo não traz paz para o cidadão. E assegura que não haverá redução nas atribuições da PF O líder do Partido Liberal (PL), deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), acompanhou nesta terça-feira (11) a coletiva do presidente da

Leia mais...

Manifestantes tentam invadir área da COP

O grupo quis acessar a área restrita na cúpula de Belém e foi contido pela segurança. Após tumulto, espaço foi isolado Uma confusão terminou em correria e quebra-quebra no acesso à Zona Azul da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), em Belém, nesta terça-feira (11). Manifestantes tentaram acessar a área

Leia mais...

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.