Após 25 anos foragido, Francisco Edson Pereira foi condenado a 18 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial fechado pelo Tribunal do Júri do Gama. A decisão, proferida nesta terça-feira, 11 de novembro, é resultado da atuação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da Promotoria de Justiça do Gama. Francisco foi considerado culpado pelo homicídio de José Eroaldo Ferreira de Menezes, ocorrido em 1º de maio de 1999, no Setor Leste do Gama.
A denúncia, apresentada em 21 de março de 2000, detalha que Francisco, então funcionário de um supermercado local, atacou José Eroaldo com uma faca, motivado por antigas desavenças. O corpo de jurados acolheu as qualificadoras apresentadas pela Promotoria, que apontaram motivo torpe e a utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Imediatamente após o crime, foi expedido um mandado de prisão preventiva contra Francisco. Contudo, ele permaneceu em paradeiro desconhecido, tornando-se o fugitivo mais procurado da jurisdição do Distrito Federal por um longo período. Em 2013, diante das inúmeras tentativas de localização sem sucesso, o processo e o prazo prescricional foram suspensos.
Em junho de 2024, a Promotoria de Justiça do Gama retomou as investigações e conseguiu localizar Francisco em fevereiro de 2025. Desde então, ele permaneceu preso aguardando o julgamento.
A decisão do Tribunal do Júri do Gama determina que Francisco permaneça preso, sem o direito de recorrer em liberdade. O número do processo é 0000264-73.1999.8.07.0004.
Fonte: www.mpdft.mp.br











