14/11/2025

Adversários declarados’: Renan rejeita acordo com Lira em ação por calúnia e difamação.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

A possibilidade de uma saída ‘diplomática’ foi cogitada pela Procuradoria-Geral da República.

O senador Renan Calheiros (MDB) armou ao Supremo Tribunal Federal não ter interesse em chegar a um acordo para encerrar uma queixacrime movida pelo deputado federal Arthur Lira (PP). Os dois lideram grupos políticos antagônicos em Alagoas e têm um histórico de embates nas redes sociais e nos tribunais.

Na semana passada, a defesa do emedebista argumentou que a rivalidade política inviabilizaria uma conciliação. O relator da ação é o ministro André Mendonça. “O querelante e o querelado são adversários políticos declarados, acarretando-se infrutífera conciliação caso a audiência seja designada”, diz a manifestação, assinada pelos advogados Luís Henrique Machado e Bárbara Figueiredo. 

O processo começou em julho de 2023, na Justiça Federal do Distrito Federal. Por envolver parlamentares, o caso chegou ao STF meses depois. A possibilidade de um acordo foi cogitada pela Procuradoria-Geral da República.

A ação envolve declarações de Renan sobre o ex-presidente da Câmara. Na ocasião, o senador disse que Lira “privatizou a prefeitura de Maceió”, “se beneficiou diretamente do orçamento secreto” e “usou muitas prefeituras, infelizmente, para lavar dinheiro”. O deputado acionou a Justiça afirmando ser alvo de calúnia, difamação e injúria.

No mesmo documento em que defendeu uma audiência de conciliação, a PGR se manifestou contra a abertura de uma ação penal, sob o argumento de que Renan está protegido pela imunidade material parlamentar — prerrogativa que garante a liberdade por opiniões, palavras e votos proferidos por parlamentares no exercício do mandato.

Diante disso, a defesa do senador defendeu o “regular prosseguimento do feito” — ou seja, que o processo siga sem audiência conciliatória.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se

Black Friday acende alerta para fraudes e golpes online Com a proximidade da Black Friday, período conhecido por grandes descontos e promoções, consumidores devem redobrar a atenção para evitar cair em golpes. A expectativa de economizar atrai muitos compradores, mas também oportuniza ações de criminosos que se aproveitam do aumento

Leia mais...

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.