12/11/2025

Comissão de Segurança da Câmara aprova convocação de Dino e quer que ele impeça invasões do MST

Ministro esteve no colegiado em abril, para falar sobre acesso a armas; ele foi à comissão de mesmo tema do Senado nesta terça (9)

A comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) a convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Os deputados querem que Dino apresente as ações da pasta para impedir invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Apenas em abril deste ano, o movimento fez atos em ao menos 11 locais em Pernambuco, no Ceará, em Minas Gerais e em Alagoas. Dino foi à comissão da Câmara em abril, para discutir o decreto do governo federal que dificultou o acesso da população às armas de fogo. A reunião do colegiado terminou em tumulto.

O requerimento para que o ministro compareça novamente à comissão da Câmara foi feito pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS). Ao R7, o parlamentar justificou o novo pedido.

“Aquela sessão foi interrompida em função de debates entre oposição e governo, e a pauta relacionada a invasões de propriedades privadas não foi contemplada. Então, reapresentamos a convocação. Agora, aguardaremos a data especificada pelo ministro, para escutá-lo sobre as invasões de propriedades privadas no tocante à segurança pública. Queremos abordar e falar um pouco sobre o que o ministério está fazendo ou poderia ter feito em relação às invasões”, declarou Zucco.

No requerimento que a comissão aprovou nesta terça (9), o deputado pede que o ministro esclareça o “impacto que os movimentos de invasões de terras provocam na segurança urbana e rural” e explique “quais medidas serão tomadas” em relação a esse impacto.

Dino no Senado

O ministro esteve na Comissão de Segurança Pública do Senado na manhã desta terça (9), onde rebateu acusações de ser debochado e arrogante. Ao senador Eduardo Girão (Novo-CE), Dino chegou a mencionar “perseguição”.

“Riso não é crime, riso é bom. Você fala de pacificação, eu tenho tentado trazer pacificação. Você fala de arrogância, mas eu sou o ministro que mais veio ao Congresso, fico horas e horas debatendo os mesmos assuntos. Isso é ser arrogante? Ao todo, são 55 convites da Câmara e do Senado, mas venho todas as vezes, eu acho que é até uma perseguição. Se querem debater comigo, debatam, ou querem que eu ouça calado? Isso é democrático. Venho todas as vezes, mas não me peçam que eu venha calado, porque não posso renunciar ao meu direito de responder”, declarou Dino.

Empresários da Bahia

Em resposta às ações do MST, produtores rurais da Bahia lançaram o Movimento Invasão Zero. O grupo conta 220 cidades participantes, em 16 núcleos regionais.

Eles alegam omissão das forças de segurança e do governo baiano para conter as invasões dos movimentos sociais. A intenção dos empresários é expandir o movimento para todo o país.

Redação

Foto:  TOM COSTA/MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022

Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate

O cenário político digital contemporâneo enfrenta um desafio crescente: a simulação de apoio popular através de operações pagas nas redes sociais. Esta tática, que busca distorcer a percepção pública e influenciar algoritmos, levanta sérias questões sobre a integridade dos processos eleitorais e a autenticidade do engajamento online. A estratégia, frequentemente

Leia mais...

Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga

Após 25 anos foragido, Francisco Edson Pereira foi condenado a 18 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial fechado pelo Tribunal do Júri do Gama. A decisão, proferida nesta terça-feira, 11 de novembro, é resultado da atuação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio

Leia mais...

Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico

País é uma das rotas de contrabando que levam drogas provenientes da Colômbia até os Estados Unidos O Panamá realizou uma das maiores apreensões de drogas de sua história, ao confiscar cerca de 12 toneladas de cocaína em uma embarcação no Pacífico que se dirigia aos Estados Unidos, informaram as

Leia mais...

Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico

Depois de 43 dias, o maior shutdown da história do país pode ter fim, nesta quarta-feira, e deixar US$ 11 bilhões em prejuízos permanentes à economia. Câmara dos Representantes deve se reunir para votar orçamento com democratas divididos A declaração de alívio foi proferida pelo presidente Donald Trump durante cerimônia

Leia mais...

PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do partido na Câmara, afirma que proposta do Poder Executivo não traz paz para o cidadão. E assegura que não haverá redução nas atribuições da PF O líder do Partido Liberal (PL), deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), acompanhou nesta terça-feira (11) a coletiva do presidente da

Leia mais...

Manifestantes tentam invadir área da COP

O grupo quis acessar a área restrita na cúpula de Belém e foi contido pela segurança. Após tumulto, espaço foi isolado Uma confusão terminou em correria e quebra-quebra no acesso à Zona Azul da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), em Belém, nesta terça-feira (11). Manifestantes tentaram acessar a área

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.