11/11/2025

Delegado da PF descobre que é investigado durante depoimento ao STF

Fachada do STF

A investigação trata da realização de blitze no segundo turno que teriam como objetivo dificultar o acesso de eleitores do Nordeste às sessões de votação.

O delegado da Polícia Federal (PF) Caio Rodrigo Pelim foi surpreendido nesta terça-feira (27) ao ser informado, durante depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), de que é investigado no inquérito que apura a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas eleições de 2022.

A investigação trata da realização de blitze no segundo turno que teriam como objetivo dificultar o acesso de eleitores do Nordeste às sessões de votação.

Pelim foi arrolado como testemunha de defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, no processo que investiga um suposto plano de golpe de Estado após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Logo no início da oitiva, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, alertou que Pelim é alvo de outro inquérito e pediu ao ministro Alexandre de Moraes que ele fosse ouvido como investigado em outra ação, e não como testemunha.

Moraes atendeu ao pedido e garantiu ao delegado o direito ao silêncio e o de não produzir provas contra si mesmo.

Ao responder à primeira pergunta do depoimento, Pelim demonstrou surpresa com o fato de ser um investigado.

“Me causa um pouco de surpresa”, afirmou. “Eu fui ouvido como depoente e desconheço qualquer investigação contra minha pessoa”, acrescentou.

Segundo Moraes, Pelim foi citado em diversos depoimentos de testemunhas e investigados no inquérito das blitze. Ele também esclareceu que o inquérito segue em andamento.

“Na verdade, a PET não encerrou sua finalidade. Na verdade, houve um pedido que foi deferido para que a Polícia Federal conclua as investigações. Então as investigações prosseguem”, afirmou Moraes.

As defesas avaliam que os depoimentos de investigados têm menor peso jurídico que os de testemunhas, já que estas têm a obrigação legal de dizer a verdade, enquanto os investigados têm direito ao silêncio e à não autoincriminação.

Tribuna Livre, com informações da CNN

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão unânime entre três dos quatro ministros da Turma – Alexandre de Moraes, Flávio Dino e

Leia mais...

Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva

A inteligência artificial (IA) está entrando em uma nova fase de implementação, marcando um ponto de virada para empresas de todos os setores. Após um período inicial de curiosidade e experimentação com modelos de linguagem amplos, as organizações estão percebendo que o verdadeiro poder da IA reside na integração desses

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.