18/05/2025

Está em andamento a fase de concretagem no Viaduto do Riacho Fundo.

Com R$ 22,3 milhões de investimento do GDF, a obra vai beneficiar 100 mil pessoas que usam a EPNB | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A etapa subsequente prevê a liberação do tráfego de veículos no sentido Samambaia da via; o projeto conta com um investimento de R$ 22,3 milhões.

Após liberar o tráfego na segunda laje do Viaduto do Riacho Fundo, localizado abaixo do balão na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) no sentido Plano Piloto, as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciaram a concretagem da laje no sentido Samambaia.

Nesse trecho da via, o tráfego segue desviado para o canteiro central. Além do processo de concretagem, as equipes estão simultaneamente envolvidas em serviços de escavação e instalação de ferragens.

Sandra Martins, engenheira do DER-DF, explica: “Após concluir a concretagem na via com destino a Samambaia, aguardamos um intervalo de aproximadamente 20 dias para que o material atinja a resistência necessária, possibilitando assim a liberação do trânsito nesse sentido e o fim dos desvios na região.”

Manoel Augusto Martins Alves, faturista de 31 anos e morador de longa data do Riacho Fundo, destaca a importância da obra para a mobilidade na região: “É a primeira vez que vejo uma intervenção desse porte aqui. Apesar do trânsito ficar um pouco mais complicado temporariamente, tenho certeza de que melhorará quando a obra for concluída, aliviando o fluxo de veículos.”

A construção dos viadutos no Riacho Fundo segue o modelo de trincheira (subterrâneos), e as escavações realizadas por baixo servirão como retorno para atender ambos os sentidos da EPNB, tanto para Samambaia quanto para o Plano Piloto. Com um investimento de R$ 22,3 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), os viadutos beneficiarão cerca de 100 mil pessoas que utilizam a EPNB, proporcionando acesso mais eficiente tanto ao Riacho Fundo quanto à Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) em Águas Claras. A conclusão da obra resultará na eliminação do atual balão.

Tribuna Livre, com informações do DER-DF

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