12/11/2025

Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga

João Henrique Lopes Pereira

Após 25 anos foragido, Francisco Edson Pereira foi condenado a 18 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial fechado pelo Tribunal do Júri do Gama. A decisão, proferida nesta terça-feira, 11 de novembro, é resultado da atuação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da Promotoria de Justiça do Gama. Francisco foi considerado culpado pelo homicídio de José Eroaldo Ferreira de Menezes, ocorrido em 1º de maio de 1999, no Setor Leste do Gama.

A denúncia, apresentada em 21 de março de 2000, detalha que Francisco, então funcionário de um supermercado local, atacou José Eroaldo com uma faca, motivado por antigas desavenças. O corpo de jurados acolheu as qualificadoras apresentadas pela Promotoria, que apontaram motivo torpe e a utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Imediatamente após o crime, foi expedido um mandado de prisão preventiva contra Francisco. Contudo, ele permaneceu em paradeiro desconhecido, tornando-se o fugitivo mais procurado da jurisdição do Distrito Federal por um longo período. Em 2013, diante das inúmeras tentativas de localização sem sucesso, o processo e o prazo prescricional foram suspensos.

Em junho de 2024, a Promotoria de Justiça do Gama retomou as investigações e conseguiu localizar Francisco em fevereiro de 2025. Desde então, ele permaneceu preso aguardando o julgamento.

A decisão do Tribunal do Júri do Gama determina que Francisco permaneça preso, sem o direito de recorrer em liberdade. O número do processo é 0000264-73.1999.8.07.0004.

Fonte: www.mpdft.mp.br

Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
RS
Rio Grande do Sul tem sete rodovias bloqueadas após os temporais
cid
Exército informa que afastará Mauro Cid de suas funções militares
MORTES
Operação Escudo: sobe para 27 o número de mortes
Campos Neto: Se PIB chinês crescer abaixo de 4% população terá sensação de empobrecimento
Campos Neto: Se PIB chinês crescer abaixo de 4% população terá sensação de empobrecimento
BOLSONARO
Bolsonaro entra com queixa-crime contra hacker por calúnia
ZANIN
Zanin vota contra descriminalização da maconha para uso pessoal
PISO
Piso da enfermagem: ministério inicia repasse a estados e municípios

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.