Segundo a
Terracap, quem optar pelo pagamento à vista terá 25% de descontos. Ocupantes
terão até 5/12 para oferecer propostas a venda direta
O Governo do
Distrito Federal (GDF) lançou novo chamamento público de venda direta de
terrenos da URB 001 do Setor Habitacional Arniqueira, também conhecida como
Colônia Agrícola Vereda da Cruz. Segundo a Agência de Desenvolvimento do
Distrito Federal (Terracap), a medida contempla 473 imóveis residenciais e
mistos.
O edital foi
publicado nesta quarta-feira (4/11). Os ocupantes terão até 5 de dezembro para
apresentar a proposta de compra ou concessão do terreno à Terracap. Entre os
imóveis disponibilizados, 52 são registrados com uso misto, sendo facultado ao
ocupante optar adquirir o lote pelo uso exclusivo unifamiliar. A escolha
afetará o preço final.
O valor dos
terrenos varia entre R$ 11,2 mil (76 m²) e R$ 699,299,61 (2,5 mil m²) para os
de uso residencial exclusivo e entre R$ 170 mil (239 m²) e R$ 1.087.206,78 (2,5
mil m²) para os de uso misto. De acordo com a Terracap, já preveem a dedução da
infraestrutura feita pelos moradores, bem como a consequente valorização.
Este é o
terceiro maior chamamento público para venda direta na Vereda da Cruz. O
processo seguirá as regras da Resolução 269/2022, da Terracap. Por exemplo,
nela o artigo 13 estabelece que o mesmo imóvel pode ser incluído em até três
editais, porém com redução gradual dos descontos e benefícios previstos. Assim,
somente o primeiro edital garante todos os benefícios oferecidos pela Terracap.
25% à vista
Quem optar
pelo pagamento à vista terá 25% de desconto no valor de venda do imóvel.
Instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para financiar
imóveis oriundos da regularização fundiária. Nesse caso, quem escolher este caminho
pagará a prazo para o banco, mas a Terracap receberá o valor integral do imóvel
com o desconto para pagamento à vista.
Os moradores
também podem financiar os terrenos diretamente pela Terracap. Nesse caso, o
prazo máximo de pagamento é de até 360 meses para pessoa física e até 240 meses
para pessoas jurídicas. No caso das associações e cooperativas, o prazo
estabelecido é de 36 meses, conforme edital de venda direta.
Pessoas
jurídicas, como empresas, sociedades de propósito específico (SPEs), associações
e cooperativas podem adquirir os lotes com uso misto. Pessoas físicas podem
adquirir os lotes já ocupados com qualquer destinação.
Passo a passo
Para obter
todos os benefícios do primeiro edital de chamamento até 5 de dezembro, os
ocupantes devem entregar a proposta de compra do imóvel e a documentação
exigida em edital para dar prosseguimento ao processo de aquisição do imóvel.
Ocupantes
podem iniciar o processo presencialmente, das 7h às 19h, no edifício-sede da
Terracap, localizada no Setor de Áreas Municipais/SAM, Bloco F – atrás do Anexo
do Palácio do Buriti.
Para as
propostas online, o ocupante deverá entrar no site da Terracap e procurar pelo
menu Serviços. Ao encontrá-lo, deve seguir os passos: clique em “Regularização
(Venda Direta)”. Ao abrir a página “Terracap – Serviços online”, acesse a
plataforma com os dados de login. Na página inicial, clique em “Regularize
Venda Direta”. Selecionado esse item, opte por “Passo 1 – Criar Cadastro”. Após
o cadastro, um novo passo será inserido: “Passo 2 – Criar proposta”. Neste
momento, será feita a confirmação das informações inseridas e o upload dos
documentos. Encaminhe-os. O processo de envio estará concluído e somente após
esta fase a proposta será válida.
Mais
informações
Mais
informações podem ser obtidas pelo call center da Terracap (61) 3350-2222, ou
pelo atendimento remoto, por meio do chat online (www.terracap.df.gov.br).
Com
informações da Agência Brasília











