14/11/2025

Governo segue sem saber o destino dos bilhões roubados do INSS

Estima-se que volume de dinheiro roubado dos aposentados e pensionistas na folha da Previdência, nos últimos três anos, seja maior que o gasto federal previsto para este ano em programas relevantes de assistência social, como Vale-gás e Farmácia Popular — (Getty/Reprodução)

Se passaram 45 dias desde a revelação da fraude. Ainda não se sabe a dimensão do roubo, quais os envolvidos, se e quando os lesados serão compensados

Nem o governo nem a Justiça sabem onde foram parar os 6,3 bilhões de reais desaparecidos na roubalheira da Previdência Social nos últimos três anos. Não é pouco. Equivale a 1,1 bilhão de dólares. Supera o gasto federal previsto para este ano em programas relevantes de assistência social, como Vale-gás e Farmácia Popular.

Até agora, foram localizados menos de 200 milhões de reais, ou seja, cerca de 3% do dinheiro furtado de milhões de aposentados e pensionistas — o número real não é conhecido,

Se passaram 45 dias desde a revelação da roubalheira, depois de ano e meio de investigação. Até agora, porém, o governo ainda não conseguiu estabelecer a real dimensão da fraude nem distinguir com precisão quais as organizações sindicais, as empresas privadas e os servidores públicos envolvidos.

Mês e meio depois de se descobrirem vítimas de furto, legitimado por um órgão estatal encarregado da gerência da Previdência, aposentados e pensionistas continuam sem saber quando e como serão indenizados.

Sobram promessas, mas o governo continua patinando: como não consegue saber quantas e quais pessoas foram roubadas, nem quanto dinheiro perderam, não consegue avançar na análise de alternativas para ressarcimento dos lesados do INSS.

Numa típica ação de marketing para controle de danos, o Ministério da Previdência começou a usar agências dos Correios para atendimento pessoal aos clientes que suspeitam terem sido roubados na rede eletrônica da Previdência.

Foi a forma que o governo encontrou para avisá-los: o INSS vai devolver 300 milhões de reais que, erroneamente, reteve no mês passado. Quando? Até dezembro, informa-se aos aposentados e pensionistas.

Sobre o ressarcimento dos 6,3 bilhões de reais surrupiados em três anos de fraude, ninguém sabe. O governo continua na mesma posição em que estava mês e meio atrás, quando a fraude foi revelada: imóvel.

Tribuna Livre, com informações da Revista Veja.

Leia também
logoMPDFT-5
Ministério público investiga creche por condições insalubres e reabertura clandestina
image-400-dddd4905b83d17cfa7082d669a968161
Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita
f1280x720-143888_275563_5050
Supremo decide: recreio e intervalos contam como jornada de trabalho dos professores
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado

Polícia Federal indicia empresário do ramo de joias e outras 17 pessoas por suspeita de envolvimento com facções criminosas. Entre os indiciados, figura o empresário TH Joias, conhecido por sua proximidade com figuras políticas. A investigação, que durou meses, revelou um esquema complexo de lavagem de dinheiro e outros crimes,

Leia mais...

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito

Astrônomos testemunham, pela primeira vez, uma estrela diferente do Sol expelindo um jato de plasma conhecido como ejeção de massa coronal (CME). O fenômeno, similar ao que ocorre em explosões solares, foi captado por instrumentos espaciais e terrestres. A descoberta, realizada através da sonda espacial XMM-Newton da Agência Espacial Europeia

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.