12/11/2025

Moraes quebra sigilo de inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Em virtude de o deputado estar no exterior, Moraes autorizou que seus esclarecimentos sejam prestados por escrito e aceitou que a notificação seja feita inclusive por meios eletrônicos - (crédito: Divulgação)

Investigação foi distribuída por prevenção a outros processos sobre atos antidemocráticos e envolve suspeitas de coação, obstrução e abolição violenta do Estado de Direito

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (26/5) a instauração de inquérito contra o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para apurar a possível prática dos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Na decisão, Moraes também determinou a quebra do sigilo dos autos.

A decisão atende a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou uma série de manifestações públicas do parlamentar com tom intimidatório e suposto intento de influenciar negativamente o andamento de ações judiciais contra ele e contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O despacho do ministro, assinado digitalmente, foi publicado no site oficial do STF.

Segundo a petição da PGR, desde o início do ano, Eduardo Bolsonaro vem afirmando, por meio das redes sociais e entrevistas à imprensa, que estaria mobilizando esforços junto ao governo dos Estados Unidos para a imposição de sanções contra ministros do Supremo, membros da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal. As sanções mencionadas incluiriam cassação de vistos, bloqueio de bens e proibição de relações comerciais com os EUA.

Para a PGR, tais declarações extrapolam o discurso político e assumem caráter intimidatório, ao sugerir represálias internacionais contra autoridades brasileiras. “A tentativa de submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado caracteriza atentado à soberania nacional”, diz o parecer, que ainda menciona o artigo 359-I do Código Penal — que trata da negociação com governo estrangeiro para prática de atos hostis ao Brasil.

O ministro autorizou diligências solicitadas pelo Ministério Público, como o monitoramento das redes sociais de Eduardo Bolsonaro, oitivas dos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e do próprio Eduardo, além de Jair Bolsonaro, apontado como financiador do filho nos Estados Unidos.

Em virtude de o deputado estar no exterior, Moraes autorizou que seus esclarecimentos sejam prestados por escrito e aceitou que a notificação seja feita inclusive por meios eletrônicos. O chanceler Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, também foi oficiado para informar quais autoridades diplomáticas brasileiras nos EUA podem colaborar com as diligências.

Tribuna Livre, com informações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Leia também
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.