14/11/2025

Zanin vota para responsabilizar redes sociais; julgamento está em 5 a 1

Zanin mencionou que o algoritmo nas redes sociais e nos provedores de internet determina quais informações o usuário terá acesso e, com isso, de acordo com ele, controla o fluxo de informações - (crédito: Gustavo Moreno/STF)

Votaram a favor de endurecer regulações das plataformas até o momento os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Flávio Dino, Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin; André Mendonça por enquanto é o único que considerou constitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet

Zanin mencionou que o algoritmo nas redes sociais e nos provedores de internet determina quais informações o usuário terá acesso e, com isso, de acordo com ele, controla o fluxo de informações

Zanin mencionou que o algoritmo nas redes sociais e nos provedores de internet determina quais informações o usuário terá acesso e, com isso, de acordo com ele, controla o fluxo de informações – (crédito: Gustavo Moreno/STF)

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (11/6) para responsabilizar as plataformas de redes sociais por conteúdos publicados por terceiros. Com o voto, o placar do julgamento está em 5 a 1.

Em seu voto, o ministro destacou que, passados 10 anos após a promulgação do Marco Civil da Internet, “a prognose participativa de promoção legítima da liberdade de expressão não se confirmou empiricamente tendo, na verdade, potencializado a disseminação de conteúdo ilícito na internet com graves consequências para o sistema de direitos fundamentais individuais e coletivos e ainda para o Estado Democrático de Direito”.

O ministro mencionou que o algoritmo nas redes sociais e nos provedores de internet determina quais informações o usuário terá acesso e, com isso, de acordo com Zanin, ele controla o fluxo de informações.

“Muitas intermediárias de conteúdo incluindo as chamadas plataformas de redes sociais não correspondem ao ideal de neutralidade do Marco Civil da Internet”, apontou. Segundo o magistrado, as big techs “possuem papel ativo na disseminação de conteúdo publicado e exercem influência sobre os fluxos de informação por meio de curadoria algorítmica e políticas de engajamento, impulsionamento e publicidade patrocinada”.

Zanin entendeu que as transformações digitais nos últimos anos resultou no cenário em que o artigo 19 do MCI pode ser observado em um processo de inconstitucionalização. Para ele, a própria Constituição prevê expressamente que a liberdade de expressão é um valor relevante do ponto de vista constitucional, “mas pode prever restrições se os demais valores constitucionais estiverem em perigo”.

Votaram pela responsabilização das plataformas até o momento os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Flávio Dino, Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin; o ministro André Mendonça por enquanto é o único que considerou, em seu voto, constitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet. Faltam os votos de 5 ministros.

Tribuna Livre, com informações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Leia também
f1280x720-138584_270259_5050
Enem 2025: inep divulga gabarito oficial; entenda como funciona a correção
f1280x720-162634_294309_5050
Ex-presidente do inss é preso sob acusação de receber propina milionária
logoMPDFT-5
Ministério público investiga creche por condições insalubres e reabertura clandestina
image-400-dddd4905b83d17cfa7082d669a968161
Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita
f1280x720-143888_275563_5050
Supremo decide: recreio e intervalos contam como jornada de trabalho dos professores
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado

Polícia Federal indicia empresário do ramo de joias e outras 17 pessoas por suspeita de envolvimento com facções criminosas. Entre os indiciados, figura o empresário TH Joias, conhecido por sua proximidade com figuras políticas. A investigação, que durou meses, revelou um esquema complexo de lavagem de dinheiro e outros crimes,

Leia mais...

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.