08/11/2025

10 postes são derrubados por dia em Goiás

Foto: Ascom/Equatorial Goiás

No total, quase 3,5 mil estruturas da rede elétrica foram danificadas por colisões; Goiânia e Aparecida lideram ranking de cidades com maior número de ocorrências; concessionária reforça responsabilidade do motorista pelo custo de substituição do poste quando a estrutura é danificada em um acidente

 As quedas de postes causadas por colisões de veículos se destacam entre as principais ocorrências registradas pela Equatorial Goiás. Em 2024, foram quase 3,5 mil acidentes envolvendo carros e caminhões que danificaram as estruturas da rede elétrica. Esse número resulta em uma média de 10 abalroamentos, que são acidentes de veículos contra postes, por dia em todo o estado.

Principais casos

As cidades com os maiores índices de registros de colisões contra postes são Goiânia, com 434 ocorrências, seguida por Aparecida de Goiânia, com 151, Rio Verde, com 136, e Anápolis, com 102. Outras cidades que se destacam é Catalão, com 92 casos, Senador Canedo, com 79, e Jataí, com 77 incidentes.

Acidentes em 2025

Apenas entre janeiro e fevereiro deste ano já foram registradas mais de 630 colisões envolvendo postes da rede elétrica. Goiânia (69), Aparecida de Goiânia (23) e Rio Verde (22) continuam a liderar o ranking das cidades com maior número de ocorrências.

Além de prejudicar o fornecimento de energia elétrica, os acidentes envolvendo colisões contra postes trazem sérios riscos à segurança da população. Por isso, o gerente do Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, faz um alerta importante. “É fundamental que em caso de acidente, o cliente entre em contato imediatamente com a companhia por meio dos canais oficiais, para garantir que não haja riscos à segurança de quem está nas proximidades”, destaca o gerente.

Vinicyus Lima também explica que, quando um poste é derrubado, as equipes de manutenção precisam, em média, de seis horas para realizar o reparo. Esse tempo não se limita a simples substituição do poste, mas inclui a reconstrução de toda a rede elétrica danificada. “Em situações mais graves e complexas, pode ser necessário aguardar a atuação do Corpo de Bombeiros, ou até mesmo das autoridades policiais antes de iniciarmos os trabalhos de recomposição. Esse procedimento pode prolongar o tempo em que os clientes ficam sem energia”, afirma.

Maior incidência entre sexta e segunda-feira

Um dado importante levantado pela concessionária é que os incidentes envolvendo postes da rede elétrica ocorrem com maior frequência entre sexta-feira e segunda-feira, justamente nos períodos próximos aos finais de semana.

Diante disso, a conscientização sobre a importância da direção responsável e da atenção no trânsito torna-se essencial. É fundamental que os motoristas estejam cientes dos riscos e da importância de respeitar os limites de velocidade, sinalizações e normas de trânsito, especialmente em períodos de maior movimento. Em casos de quando um motorista não for identificado, a concessionária solicita o apoio da população, para que ele possa arcar com os custos. Informações relevantes podem ser enviadas por meio dos canais oficiais da concessionária, ajudando a identificar o responsável. “Os motoristas envolvidos nos incidentes que danificam as estruturas da rede elétrica devem arcar com o custo da substituição do poste afetado. Essa medida visa incentivar uma maior conscientização e cautela por parte dos motoristas, prevenindo acidentes e, assim, evitando o ônus financeiro que recai sobre quem causa os danos”, explica Vinicyus Lima.

A Equatorial reforça orientações segurança em casos de acidentes envolvendo postes da distribuidora: 

•             Caso tenha queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;  

•             Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas; 

•             Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro; 

•             No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente; 

•             Mantenha o veículo com a manutenção em dia, verificando as condições dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores; 

•             Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica; 

•             Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a sua vida, dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima; 

•             Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos; 

•             Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário. 

Canais de atendimento

A distribuidora reforça que os clientes podem registrar qualquer ocorrência pelos canais de atendimento da Equatorial Goiás:

•           Agência Virtual no site www.equatorialenergia.com.br;

•           Aplicativo Equatorial Energia, disponível para Android e iOS; (novo aplicativo)

•           Call Center 0800 062 0196

Sobre a Equatorial Goiás 

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Tribuna Livre, com informações da assessoria de imprensa da Equatorial Goiás

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