13/12/2025

4ª edição do programa Nasce uma Estrela amplia cuidados para futuras mães

Perto de dar à luz do primeiro filho, Levi, Stephanie Alves diz que se sente mais segura confiante com as orientações que recebeu pelo programa Nasce uma Estrela | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania orientou, nesta sexta (10), 80 participantes em Sobradinho e recebeu o reforço de uma enfermeira na equipe para ampliar os cuidados de saúde às gestantes e mães de recém-nascidos

Grávida de oito meses, Stephanie Alves, 26 anos, está mais confiante para dar à luz ao seu primeiro filho, Levi. Ela foi uma das 80 participantes da quarta edição do programa Nasce uma Estrela, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), nesta sexta-feira (10), durante o GDF Mais Perto do Cidadão em Sobradinho. “Meus medos por ser mãe de primeira viagem passaram. O curso me ajudou a me sentir mais consciente e segura para encarar essa nova fase da minha vida”, comemorou.

O curso com duração de duas horas leva às futuras mães informações sobre os cuidados que elas devem ter com os bebês, sobre como tratar as cólicas, como fazer o aleitamento correto e como as mães podem preservar a qualidade de vida no pós-parto. No início da apresentação, a titular da Sejus, Marcela Passamani, anunciou novidades para o curso. A partir desta edição, a equipe que ministra o curso contará com uma enfermeira, servidora da secretaria, que orientará as futuras mães sobre como ter uma gestação ainda mais saudável e segura.

“Essa novidade representa uma atenção ainda maior com as mulheres que fazem parte deste programa. Nossa intenção é trazer mais acolhimento e fortalecimento de vínculo para este que é o momento mais especial da vida delas. E nosso objetivo, enquanto poder público, é esse: unir todos os serviços que a gente pode oferecer, de forma humanizada, para ajudar a população do DF”, destacou Passamani.

A enfermeira Júlia Laila diz que o objetivo é repassar informações necessárias para que as mulheres se sintam mais seguras e confortáveis durante a gestação

Dentre as atribuições da enfermeira estarão, por exemplo, as recomendações sobre uma alimentação mais equilibrada, a necessidade de aferir a pressão arterial e dicas de como identificar sintomas de uma gravidez de risco. “A minha participação é para somar informações necessárias para as mãezinhas se sentirem mais seguras e confortáveis do início ao fim da gravidez”, explicou a enfermeira Júlia Laila.

Na mesma linha, a doula Jaci Aires, voluntária do programa, que foi palestrante do curso de gestantes em Sobradinho, destacou a importância desta iniciativa. “O curso é um sucesso, uma vez que o parto é um dos acontecimentos mais importantes na vida de uma mulher”.

“Nosso objetivo, enquanto poder público, é esse: unir todos os serviços que a gente pode oferecer, de forma humanizada, para ajudar a população do DF”, diz a secretária Marcela Passamani

O evento também trouxe reflexões sobre práticas parentais positivas, promoção e valorização da gestante e orientações estratégias para o planejamento familiar. Ao final do curso, as gestantes e mães de recém-nascidos receberam um certificado e uma bolsa, confeccionada por reeducandas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), contendo manta e roupas.

Assim como nas três edições anteriores, realizadas em São Sebastião, Paranoá e Ceilândia, as inscrições para o curso em Sobradinho foram esgotadas nas primeiras horas após a divulgação nas mídias sociais. Jaqueline Sousa foi uma das futuras mães que não perderam tempo e correram para ser uma das primeiras inscritas. “Meu marido foi quem viu o anúncio no Instagram da Sejus e me passou. Nós corremos para fazer a inscrição, porque não queríamos perder, de jeito nenhum, essa oportunidade. Estou com sete meses da minha primeira gestação e tinha muitas dúvidas”.

O sucesso desta iniciativa já pode ser medido em números. Somados os públicos dos quatro eventos, já foram beneficiadas 400 mulheres.

GDF Mais Perto do Cidadão

Além do curso Nasce uma Estrela, o GDF Mais Perto do Cidadão continua neste sábado (11) com oferta de ações sociais para a comunidade de Sobradinho, das 9h às 12h. O programa já atendeu mais de 300 mil pessoas desde sua criação, no começo de 2023, levando para a população de várias regiões administrativas do Distrito Federal serviços públicos. Um exemplo é a carreta do Na Hora, da Sejus e da Polícia Civil, que é um dos serviços mais procurados em todas as edições.

No geral, o programa está organizado em vários eixos temáticos, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura e Educação e Esporte e Lazer. Até hoje, ele já passou por Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão, Vicente Pires e Gama.

Tribuna Livre, com informações da Sejus-DF

Leia também
Projeto de Capoeira fortalece inclusão social e qualidade de vida na Ceilândia
Projeto de Capoeira fortalece inclusão social e qualidade de vida na Ceilândia
Nicolândia terá entrada gratuita neste sábado para quem doar brinquedo
Nicolândia terá entrada gratuita neste sábado para quem doar brinquedo
Cerimônia de Sétimo Dia de Mestre Woo será neste sábado
Cerimônia de Sétimo Dia de Mestre Woo será neste sábado (13/12)
Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos e bebidas no Nosso Natal 2025
Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos e bebidas no Nosso Natal 2025
Justiça confirma afastamento da Facção Brasiliense de eventos esportivos
Justiça confirma afastamento da Facção Brasiliense de eventos esportivos
Donos de ciclomotores têm até 31 de dezembro para registrar seus veículos
Donos de ciclomotores têm até 31 de dezembro para registrar seus veículos
Polícia prende suspeito que chefiava esquema de venda falsa de veículos
Polícia prende suspeito que chefiava esquema de venda falsa de veículos
No Dia da Justiça, presidente do STM repudia feminicídios: 'Ser mulher é viver sob risco'
No Dia da Justiça, presidente do STM repudia feminicídios: 'Ser mulher é viver sob risco'
Homem viaja para o DF, se hospeda na casa do irmão e estupra duas crianças
Homem viaja para o DF, se hospeda na casa do irmão e estupra duas crianças
Amigos e familiares falam do amor de Maria de Lourdes pela música
Amigos e familiares falam do amor de Maria de Lourdes pela música
Homem chama mulher casada para dançar e é morto em Planaltina
Homem chama mulher casada para dançar e é morto em Planaltina
Natal Sem Violência
Natal Sem Violência

Bate-boca entre deputados interrompe sessão da CCJ na Alego

Debate sobre calamidade na Saúde de Goiânia leva Clécio Alves e Talles Barreto a confronto verbal e paralisa trabalhos por dez minutos. A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) desta quinta-feira (11) foi marcada por um intenso bate-boca entre os deputados Clécio

Leia mais...

Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli

Parlamentar é acusada de ser a mandante de ações criminosas e, em junho, fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quinta-feira (11/12) a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a

Leia mais...

Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga

Deputados votaram relatório para punição mais branda para o parlamentar, que era alvo de cassação. Na noite de terça-feira (9), ele foi retirado à força da cadeira da Presidência da Casa A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/12), a suspensão de seis meses do mandato do deputado Glauber

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.