UPA do Paranoá recebe apresentação musical
Música instrumental leva leveza e afeto a pacientes em atendimento de urgência e emergência.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Paranoá teve sua rotina transformada pela música na tarde desta terça-feira (23). Uma apresentação musical instrumental, com canções populares brasileiras, foi realizada para levar momentos de acolhimento e afeto aos pacientes, familiares e profissionais de saúde.
O músico e produtor cultural Esdras Nogueira apresentou um concerto com releituras de canções conhecidas, buscando criar uma atmosfera de tranquilidade e bem-estar em meio ao ambiente de urgência e emergência. A iniciativa faz parte do projeto Música Transforma, que visa utilizar a arte como ferramenta de humanização no atendimento à saúde.
A gerente da UPA do Paranoá, Juliete Andrade, destacou a importância da ação para o cuidado humanizado. Segundo ela, a música tem o poder de despertar memórias, acalmar a ansiedade e proporcionar conforto, contribuindo para a saúde mental dos pacientes e seus acompanhantes. A atividade envolveu equipes multiprofissionais com o objetivo de desviar o foco da dor e da doença, promovendo um sentimento de acolhimento.