20/12/2025

A CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) aprova proposta que estabelece a primeira legislação a respeito do parcelamento do solo.

A proposta traz mais celeridade na aprovação de novos parcelamentos, ampliando a oferta de moradia digna em áreas que já nascem planejadas | Fotos: Anderson Parreira/ Agência Brasília
A iniciativa busca regulamentar os procedimentos, visando expandir as oportunidades de áreas destinadas à habitação de interesse social. O Projeto de Lei Complementar (PLC) será encaminhado à aprovação do governador Ibaneis Rocha.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 25/2023, que pela primeira vez consolida as normas para os procedimentos de parcelamento do solo urbano no DF. O projeto, de autoria do Poder Executivo, abrange todas as fases de aprovação de projetos urbanísticos, incluindo o licenciamento urbanístico, o registro cartorial, a fiscalização e as sanções. O principal objetivo da iniciativa é aumentar a disponibilidade de áreas para habitação de interesse social.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados presentes na sessão extraordinária da CLDF e recebeu elogios dos movimentos sociais de habitação que acompanharam a votação na galeria. Agora, o PLC seguirá para a sanção do governador Ibaneis Rocha.

Elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a medida visa acelerar a aprovação de novos parcelamentos, ampliando a oferta de moradias dignas em áreas planejadas desde o início, beneficiando principalmente a população de baixa renda.

Além disso, a medida facilitará a participação do setor privado no desenvolvimento de habitações sociais, simplificando o processo de parcelamento para essas habitações. Parte das receitas provenientes de contribuições, taxas e contrapartidas será destinada ao Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis).

Ao mesmo tempo, o projeto visa prevenir a expansão de assentamentos urbanos informais, promover o uso socialmente justo e ecologicamente sustentável do território, garantir a eficiência nos processos de parcelamento e promover o desenvolvimento urbano ordenado e compatível com as normas de planejamento urbano do Distrito Federal.

O presidente da CLDF, Wellington Luiz, parabenizou a aprovação do PLC e destacou sua importância para os programas habitacionais do DF. O representante da Federação dos Inquilinos do Distrito Federal, Francisco Dorion, acredita que a proposta representará uma mudança significativa na política habitacional da região, beneficiando os mais necessitados de moradia.

Conforme estabelecido no projeto, para criar um parcelamento do solo, a área, seja pública ou privada, deve estar em conformidade com o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). O PLC também define as modalidades de parcelamento, que podem ser loteamento ou desmembramento.

Essas mudanças são necessárias, uma vez que as regras atuais se baseiam na antiga Lei Distrital n° 992/95, que precisava ser atualizada e adaptada à realidade do Distrito Federal.

A medida foi celebrada pelos legisladores e pela sociedade, sendo considerada um marco importante no combate à grilagem de terras. A deputada Paula Belmonte destacou a dignidade que a habitação proporciona e expressou a esperança de que o PLC contribua significativamente nesse combate.

Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF), Marcelo Fagundes, o projeto de lei incentiva empreendimentos na construção de habitações de interesse social e combate invasões ilegais em áreas públicas destinadas a esse fim.

O PLC também traz inovações, como a proposta de gestão integrada do licenciamento de projetos urbanísticos com a participação de aproximadamente 11 órgãos e a criação da licença urbanística, simplificando o processo de registro de parcelamentos ao exigir apenas um documento que comprove o cumprimento de todas as etapas de aprovação.

Tribuna Livre, com informações da Seduh

Deixe um comentário

Leia também
Marcinho: Uma Liderança que Faz História na Política de Santa Maria
Marcinho: Uma Liderança que Faz História na Política de Santa Maria
12)
Trânsito da Esplanada e Arapoanga será alterado neste domingo (21/12)
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia.
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá

Marcinho: Uma Liderança que Faz História na Política de Santa Maria

Com experiência, articulação e visão estratégica, Marcinho segue sendo peça-chave em vitórias eleitorais e na construção de novos nomes para a Câmara Legislativa do Distrito Federal Márcio Gonçalves Ferreira, popularmente conhecido como Marcinho, é uma liderança que nasceu com a política na veia. Desde muito cedo, demonstrou habilidade, sensibilidade e

Leia mais...

Uma Família em Cristo no Coração

Irmão Daniel, irmão kiela e filhos. Somente o amor verdadeiro une, fortalece a fé e transforma vidas Quando uma família em Cristo mora de verdade em nosso coração, aprendemos que o amor vai muito além dos laços de sangue. Passamos a enxergar o outro como irmão, alguém que caminha conosco

Leia mais...

CMN amplia socorro a produtores afetados pelo clima

Órgão reajustou os preços mínimos para agricultura familiar O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (18) um pacote de medidas que amplia o apoio financeiro a produtores rurais impactados por eventos climáticos adversos e promove ajustes nas regras do crédito rural. As decisões, propostas pelo Ministério da Fazenda, buscam

Leia mais...

BC reforça regra de segurança cibernética de instituições financeiras

O Banco Central fortaleceu as regras sobre segurança cibernética das instituições financeiras O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) fortaleceram, nesta quinta-feira (18/12), as medidas de segurança cibernética de contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e computação em nuvem de instituições financeiras. Segundo a

Leia mais...

Suspeito de tiroteio em universidade dos EUA é encontrado morto

Tiroteio na Universidade Brown deixou dois mortos. Suspeito é um ex-aluno nascido em Portugal O homem suspeito de executar um tiroteio que deixou dois mortos e nove feridos na Universidade Brown, nos Estados Unidos, no último sábado (13/12), foi encontrado morto. A informação foi confirmada pelo chefe de polícia de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.