22/10/2024

Confederação Nacional da Indústria: De acordo com pesquisa, 53% dos cidadãos brasileiros estão otimistas quanto à melhoria da economia nos meses vindouros.

Engenheiros químicos, engenheiros civis e economistas, por exemplo, tiveram redução de 52%, 41% e 39%, respectivamente. - (crédito: Freepik/Reprodução)
A maioria da sociedade avalia o atual cenário econômico como regular, ruim ou péssimo, porém, reconhece melhorias em comparação ao primeiro trimestre e expressa otimismo em relação a 2024.

De acordo com o estudo “Retratos da Sociedade Brasileira – Economia e População”, conduzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 53% dos brasileiros maiores de 16 anos acreditam que a economia do Brasil apresentará melhorias nos próximos seis meses. Entretanto, 22% da população antecipa uma deterioração na situação econômica, enquanto 21% não preveem mudanças significativas. A pesquisa foi realizada em todas as 27 unidades da Federação, entre os dias 14 e 19 de setembro de 2023, com a participação de 2.004 entrevistados.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, ressalta a importância dessa perspectiva mais otimista da população em relação aos próximos seis meses, visto que isso influencia as decisões de consumo. No entanto, ele destaca a necessidade de uma política industrial moderna, focada na inovação, bem como a implementação de reformas tributárias para atrair investimentos e promover um crescimento econômico sustentável. O crescimento econômico é visto como fundamental para elevar a qualidade de vida da população.

A pesquisa revela que 24% dos entrevistados consideram a situação econômica atual como boa ou ótima, enquanto 36% a classificam como regular e 38% a avaliam como ruim ou péssima. Essas percepções variam consideravelmente de acordo com a região do país. No Nordeste, 32% acreditam que o desempenho econômico está ótimo ou bom, enquanto 30% o veem como ruim ou péssimo. No Norte e Centro-Oeste, apenas 23% classificam a economia como ótima ou boa, e 44% a consideram ruim ou péssima. No Sudeste, 20% a percebem como ótima ou boa, e 39% a veem como ruim ou péssima. A região Sul apresenta a menor avaliação positiva, com 18% considerando a economia ótima ou boa e 43% avaliando-a como ruim ou péssima.

Mesmo com a avaliação menos favorável da situação econômica atual, 45% dos brasileiros acreditam que a situação já foi pior. Esse é o percentual da população que observa melhorias nos últimos seis meses. Além disso, entre aqueles que consideram a situação econômica atual como ruim ou péssima, 17% afirmam que ela está melhor do que no primeiro trimestre do ano.

Tribuna Livre, com informações da CNI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Imposto de Renda: O governo expande a isenção para aqueles que recebem até dois salários
Imposto de Renda: O governo expande a isenção para aqueles que recebem até dois salários.
A receita proveniente dos super-ricos atingiu o montante de R$ 3,9 bilhões em dezembro
A receita proveniente dos super-ricos atingiu o montante de R$ 3,9 bilhões em dezembro.
A primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2024 provavelmente continuará com o ritmo de reduções da taxa Selic
A primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2024 provavelmente continuará com o ritmo de reduções da taxa Selic.
Lula reafirma isenção do Imposto de Renda em 2024 para indivíduos com renda até dois salários mínimos
Lula reafirma isenção do Imposto de Renda em 2024 para indivíduos com renda até dois salários mínimos.
O segmento da economia circular prospera por meio dos brechós, prevendo-se um crescimento entre 15% e 20% até 2030
O segmento da economia circular prospera por meio dos brechós, prevendo-se um crescimento entre 15% e 20% até 2030.
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) atinge 3,71% e promove reajuste nas aposentadorias do INSS acima do salário mínimo
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) atinge 3,71% e promove reajuste nas aposentadorias do INSS acima do salário mínimo.
1)
A Febraban anunciou o encerramento das operações via DOC a partir da próxima segunda-feira (15/1).
O Microempreendedor Individual (MEI) passa por um reajuste nos valores a partir deste ano; confira as alterações
O Microempreendedor Individual (MEI) passa por um reajuste nos valores a partir deste ano; confira as alterações.
Começa a vigorar o limite para os juros no crédito rotativo; compreenda as alterações
Começa a vigorar o limite para os juros no crédito rotativo; compreenda as alterações.
O consumo nos lares registrou um aumento de 1,83% em novembro, conforme indica a Abras
O consumo nos lares registrou um aumento de 1,83% em novembro, conforme indica a Abras.
O governo anunciou um aumento no salário mínimo para 2024; confira o novo montante
O governo anunciou um aumento no salário mínimo para 2024; confira o novo montante.
Os Restaurantes Comunitários distribuíram 9,9 milhões de refeições ao longo do ano de 2023
Os Restaurantes Comunitários distribuíram 9,9 milhões de refeições ao longo do ano de 2023.

Deputado é expulso do PL por apoiar petista no Ceará

Junior Mano é sacado do partido a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele respalda o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, no segundo turno, que concorre contra o bolsonarista André Fernandes O deputado federal Junior Mano (CE) foi expulso do PL, a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.