A empresa executa regularmente ações tanto preventivas quanto corretivas, tendo estabelecido uma comissão para investigar as razões do incidente ocorrido na sexta-feira (27) na Estação Central.
Informações do Sistema Integral de Gestão Governamental (Siggo), o principal mecanismo de gestão do governo, responsável por registrar toda a execução financeira, orçamentária e patrimonial do GDF, revelam que o orçamento global atribuído à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal ultrapassou os R$ 2,9 bilhões desde janeiro de 2019 até o momento atual.
No que concerne ao orçamento destinado à manutenção da companhia, o GDF direcionou os seguintes valores ao Metrô-DF: R$ 175,9 milhões em 2019; R$ 180,4 milhões em 2020; R$ 183,9 milhões em 2021; e R$ 204,5 milhões em 2022.
Até o momento, no exercício de 2023, foram alocados mais de R$ 196 milhões para custear a manutenção da companhia, totalizando um montante de R$ 941 milhões de 2019 até agora.
“Não há falta de recursos para a manutenção do sistema”, declara o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral. “Todos os contratos de manutenção estão ativos e com orçamento disponível. A empresa executa manutenções preventivas e corretivas em todos os seus sistemas, instalações e equipamentos, seguindo diretrizes estabelecidas pela engenharia.”
O incidente ocorrido na última sexta-feira (27), quando um curto-circuito em um equipamento de via ocasionou o fechamento da Estação Central, foi um evento isolado. A manutenção no equipamento foi concluída na madrugada de sábado, permitindo a retomada da circulação no início da operação do sábado (28). O Metrô-DF constituiu uma comissão para investigar as causas do curto-circuito. O sistema opera normalmente, mantendo a qualidade e segurança habituais oferecidas diariamente aos usuários.
Os procedimentos de manutenção normalmente são realizados durante a madrugada, quando os trens não estão em operação. Os funcionários da operação realizam monitoramento diário dos equipamentos e instalações das estações, abrindo ordens de serviço para a manutenção ao identificar qualquer problema.
Em tais situações, é emitida uma ordem de serviço à empresa terceirizada, que possui prazos contratuais para sua conclusão. Problemas de origens diversas são abordados de maneiras diferentes, dependendo da complexidade, necessidade de peças novas ou outras providências necessárias para sua resolução.
Além da segurança, a empresa também atua na manutenção para oferecer mais conforto aos usuários. Um exemplo são os serviços de socaria, que envolvem a compactação do lastro de brita ao longo dos 42 km de via, sendo executados neste ano.
Durante um dos mutirões em 2023, a socaria foi concluída em um trecho de 3.560 metros de via, com a reposição de 120 toneladas de lastro (brita), juntamente com o trabalho de roçagem em uma área de quatro hectares e 12 podas de árvores.
Além disso, destacam-se 16 ações de manutenção preventiva em soldas, trilhos, aparelhos de mudança de via e outras manutenções estruturais nas estações 112 Sul, Ceilândia Norte, Ceilândia Centro e Guariroba, assim como intervenções corretivas e preventivas nos trens. Houve ainda ajustes pontuais em concertinas e em sete elevadores. *Com informações do Metrô-DF
Tribuna Livre, com informações do Metrô-DF