Os serviços disponibilizados na 7ª edição do Dia da Mulher da DPDF, agendado para segunda-feira (6), visam facilitar a detecção precoce de condições médicas e promover o acesso equitativo aos cuidados de saúde.
A sétima edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) irá oferecer vouchers para a realização de exames de imagens e de sangue a mulheres com mais de 40 anos. O novo acordo estabelecido com o laboratório Sabin visa disponibilizar mais um serviço direcionado ao público feminino do DF.
Este evento mensal gratuito, destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade, ocorrerá na próxima segunda-feira (6), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF, situado no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, Loja 1, Subsolo, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Além dos exames de imagens e de sangue, a ação oferecerá uma variedade de serviços, como mamografias, exames citopatológicos, inserção de DIU, exames de DNA, atendimento odontológico, consultas com uma médica da família e enfermeiros, assim como serviços de mediação, orientação jurídica e psicossocial.
Nesta edição de novembro, a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD) fornecerá uma gama de atendimentos, incluindo assistência para emitir carteiras de identificação de pessoas com transtorno do espectro autista.
Desde a sua inauguração em 2 de maio, 3.566 mulheres foram atendidas pela DPDF e instituições parceiras. A cada edição, novas entidades, órgãos e empresas juntam-se à ação, expandindo assim a oferta de serviços relacionados ao bem-estar, saúde, empoderamento e inclusão social do público feminino, criando um ambiente favorável para mulheres em situação de vulnerabilidade, visando à melhoria da qualidade de vida e enfrentamento das adversidades.
A subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya destaca a importância desta nova parceria: “Oferecer exames de imagens e de sangue gratuitos para mulheres vulneráveis é uma estratégia crucial para promover a saúde, a igualdade no acesso aos cuidados de saúde e melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. A detecção precoce e a prevenção de doenças por meio de exames gratuitos podem levar a uma redução nos custos de saúde a longo prazo, evitando tratamentos mais complexos e dispendiosos”.
O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF é uma iniciativa mensal para mulheres, realizada na primeira segunda-feira de cada mês. Em caso de feriado, o evento é adiado para o primeiro dia útil subsequente. A ação conta com a parceria de diversas entidades e órgãos, desde o laboratório Sabin até diversas secretarias e instituições, visando ampliar o suporte e assistência oferecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Tribuna Livre, com informações da DPDF