07/09/2024

Bancos revisam para baixo a estimativa de crescimento do crédito em 2023.

Em relação à taxa de inadimplência, a pesquisa prevê estabilidade da carteira livre em 2023 - (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Segundo a pesquisa divulgada pela Febraban, expectativa para expansão da carteira de crédito neste ano passou de 7,6% para 7,4%

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) cortou a previsão para a expansão da carteira de crédito neste ano de 7,6% para 7,4%, com redução em praticamente todos os segmentos. De acordo com o levantamento, divulgado nesta terça-feira (21/11), para a carteira livre, a expectativa de crescimento caiu de 6,4% para 6,1% Houve queda, também, da projeção para o desempenho da carteira destinada às empresas, que recuou de uma alta de 2,3% para 1,3%. Por outro lado, a projeção da carteira destinada às famílias subiu de 9,1% para 9,5%. No crédito direcionado, houve baixa tanto na previsão para pessoa jurídica, que passou de 7,3% para 6,9%, quanto para pessoa física, indo de 10,2% para 9,8%.

Ainda assim, a federação destacou que a carteira seguirá com um bom ritmo de expansão, sustentada pelos programas públicos de crédito e o crédito rural. Para 2024, a projeção da carteira total foi novamente revisada para cima, de 8,1% para 8,3%. A alta foi puxada pela carteira com recursos direcionados (de 7,8% para 8,5%), especialmente pessoa física (de 7,9% para 9,1%). Já a projeção para o crescimento da carteira livre caiu de 8,4% para 8,2%. Inadimplência Em relação à taxa de inadimplência, a pesquisa prevê estabilidade da carteira livre em 2023, que permaneceu em 4,9%.

Este é o nível atual do indicador publicado em setembro pelo Banco Central. De acordo com a entidade, o dado reforça o entendimento de que a trajetória de alta da inadimplência “provavelmente se encerrou ou está bem próxima do seu pico”. Para 2024, houve ligeira alta, com a expectativa passando de 4,5% para 4,6%, mas ainda numa trajetória esperada de queda. “A queda da taxa de juros e da inadimplência, especialmente na carteira de crédito destinada às famílias, dá alguma confiança aos agentes de que o mercado de crédito tende a voltar a ganhar tração em 2024, o que provavelmente explica essa melhora das expectativas”, avaliou Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban. Selic Sobre a taxa básica de juros (Selic), a maioria dos participantes da pesquisa (88,2%) entendeu como adequada a sinalização de novos cortes de 0,50 ponto percentual, apesar da piora do cenário externo e do cenário inflacionário relativamente benigno, que poderiam alterar o ritmo de queda dos juros. Assim, a expectativa (mediana) é que o ritmo de cortes permaneça nesse patamar, com os juros encerrando em 11,75% ao ano.

A Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas é realizada a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), e mostra a estimativa dos bancos para o comportamento de diversas variáveis da economia ao longo do ano vigente e do próximo. A edição atual reflete entrevistas com 19 bancos, realizadas entre 8 e 13 de novembro.

Tribuna Livre, com informações da Febraban

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Imposto de Renda: O governo expande a isenção para aqueles que recebem até dois salários
Imposto de Renda: O governo expande a isenção para aqueles que recebem até dois salários.
A receita proveniente dos super-ricos atingiu o montante de R$ 3,9 bilhões em dezembro
A receita proveniente dos super-ricos atingiu o montante de R$ 3,9 bilhões em dezembro.
A primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2024 provavelmente continuará com o ritmo de reduções da taxa Selic
A primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2024 provavelmente continuará com o ritmo de reduções da taxa Selic.
Lula reafirma isenção do Imposto de Renda em 2024 para indivíduos com renda até dois salários mínimos
Lula reafirma isenção do Imposto de Renda em 2024 para indivíduos com renda até dois salários mínimos.
O segmento da economia circular prospera por meio dos brechós, prevendo-se um crescimento entre 15% e 20% até 2030
O segmento da economia circular prospera por meio dos brechós, prevendo-se um crescimento entre 15% e 20% até 2030.
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) atinge 3,71% e promove reajuste nas aposentadorias do INSS acima do salário mínimo
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) atinge 3,71% e promove reajuste nas aposentadorias do INSS acima do salário mínimo.
1)
A Febraban anunciou o encerramento das operações via DOC a partir da próxima segunda-feira (15/1).
O Microempreendedor Individual (MEI) passa por um reajuste nos valores a partir deste ano; confira as alterações
O Microempreendedor Individual (MEI) passa por um reajuste nos valores a partir deste ano; confira as alterações.
Começa a vigorar o limite para os juros no crédito rotativo; compreenda as alterações
Começa a vigorar o limite para os juros no crédito rotativo; compreenda as alterações.
O consumo nos lares registrou um aumento de 1,83% em novembro, conforme indica a Abras
O consumo nos lares registrou um aumento de 1,83% em novembro, conforme indica a Abras.
O governo anunciou um aumento no salário mínimo para 2024; confira o novo montante
O governo anunciou um aumento no salário mínimo para 2024; confira o novo montante.
Os Restaurantes Comunitários distribuíram 9,9 milhões de refeições ao longo do ano de 2023
Os Restaurantes Comunitários distribuíram 9,9 milhões de refeições ao longo do ano de 2023.

Talisson Glock é bicampeão paralímpico nos 400 m livre

Com o tempo 4min49s55, ele bateu o italiano Antonio Fantin (4min49s99), que fechou a prova centésimos depois, e o mexicano Jesús Alberto Gutiérrez Bermúdez (5min07s) O brasileiro Talisson Glock conquistou a medalha de ouro nos 400 m livre, classe S6 (limitação físico-motora), ao liderar a prova de ponta a ponta,

Leia mais...

Ônibus da dupla João Neto e Frederico sofre acidente em MG

Quatro pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao hospital O ônibus da dupla sertaneja goiana João Neto e Frederico sofreu um acidente na madrugada desta sexta-feira (6/9), próximo a cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais. A dupla estava no veículo e passa bem, assim como todos que estavam no

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.