Na quarta-feira, dia 6, a secretaria realizou um curso para a contratação temporária de professores substitutos no âmbito do programa “Carência Zero”. O Governo do Distrito Federal planeja nomear mais de 770 professores efetivos.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) está empenhada em assegurar um ano letivo sem carência de professores na rede pública de ensino em 2024. Na última quarta-feira (6), a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) promoveu um curso de formação para aproximadamente 150 servidores que desempenharão funções no programa Carência Zero.
O programa visa supervisionar os processos de pré-modulação, conferência de carências de professores nas unidades de ensino, remanejamento de servidores efetivos excedentes e contratação temporária de professores substitutos. O objetivo é garantir que o próximo ano letivo inicie com todas as carências de docentes supridas.
O curso contou com a participação de representantes das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF, bem como de chefes e equipes de unidades regionais de gestão de pessoas. Durante a formação, os participantes foram informados sobre o cronograma de ações que serão executadas antes do início do ano letivo, incluindo as medidas a serem tomadas no início das aulas em 2024.
De acordo com Ana Paula Aguiar, subsecretária de Gestão de Pessoas, o planejamento é crucial para o sucesso do programa. “A Subsecretaria de Gestão de Pessoas já se planeja desde o ano anterior para que as escolas tenham seus profissionais já no primeiro dia de aula. As ações começam com um procedimento de remanejamento, que acontece no segundo semestre, e depois disso, várias ações subsequentes culminam para que, no primeiro dia de aula, todas as unidades tenham profissionais em sala de aula”, explica.
No intuito de garantir um novo ano escolar com segurança, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende nomear em breve 776 professores efetivos, 20 orientadores educacionais e 16 gestores em políticas públicas e gestão educacional. Além disso, a secretaria contará com a nomeação de professores temporários que farão parte do banco do novo processo seletivo simplificado, realizado em 26 de novembro. Atualmente, a rede pública do DF atende 463.046 estudantes, da educação infantil ao ensino médio, em 835 unidades de ensino, contando com 1.706 servidores da carreira Assistência à Educação e 34.618 professores, entre efetivos e temporários.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Educação