Os servidores deverão atualizar suas senhas de acesso ao sistema a cada 90 dias, como parte de uma medida para reforçar a segurança das redes e a integridade dos dados.
A partir de 4 de março deste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) implementará novas regras de segurança para o acesso aos computadores. Os mais de 190 mil servidores ativos que têm acesso à rede distrital serão obrigados a alterar suas senhas de acesso às estações de trabalho a cada 90 dias. Essa medida visa fortalecer a segurança cibernética em todos os órgãos, garantindo a integridade e confidencialidade das informações, bem como a segurança da rede do GDF.
De acordo com Wisney Oliveira, secretário-executivo da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia (Seec), essa mudança segue um padrão já adotado por muitas empresas e órgãos públicos locais. As operações estão em conformidade com os princípios e diretrizes da Política de Segurança da Informação e Comunicação do Governo do Distrito Federal (PoSIC) e instituídas pela Norma de Segurança da Informação e Comunicação (NoSIC), conforme a Portaria nº 230 de 12 de julho de 2022.
Os servidores devem observar os critérios básicos para criar senhas mais seguras, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números. A troca de senhas será sistemática e obrigatória, sendo que quem não alterar a senha terá o computador bloqueado para o acesso à rede. Portanto, a colaboração de todos os servidores é fundamental para melhorar a segurança da rede.
As senhas devem ter obrigatoriamente oito caracteres, com pelo menos três das seguintes categorias: letras maiúsculas (A a Z), letras minúsculas (a a z), dígitos numéricos decimais (0 a 9) e caracteres especiais não alfanuméricos (~@#$%^&*_-+=’00;<>,?/).
Tribuna livre com informações da Seec