O programa não apenas oferece serviços essenciais, mas também fornece vacinas e concentra esforços no combate à dengue entre os residentes da região administrativa.
A comunidade da Estrutural está mais próxima de serviços públicos essenciais com a chegada da 20ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, que pela primeira vez passa pela cidade. Funcionando nesta sexta-feira (16) até as 16h e no sábado (17), das 9h às 12h, a população local tem acesso ao projeto, que oferece atendimentos na área social e de saúde, disponíveis no Centro de Juventude da Estrutural (AE 8, Praça Central).
Caroline Rodrigues, depiladora de 26 anos, foi uma das pessoas que aproveitaram a área de imunização para vacinar seus três filhos, sendo dois deles contra a covid-19. Ela elogiou a organização do local: “A vacina foi supertranquila, super-rápida, a equipe é bem-educada e paciente com as crianças. É bem mais tranquilo para a gente ter um lugar mais próximo para esses atendimentos, sem o trabalho de levar as crianças no ônibus, andando no meio da rua com um monte de carros”.
Após este sábado (17), serão realizadas três edições do GDF Mais Perto do Cidadão este ano, contemplando o Recanto das Emas, Vicente Pires e Cidade Estrutural. Desde o início do programa, em fevereiro de 2023, já foram realizados mais de 145 mil atendimentos à população em cerca de 12 meses. O programa também se unirá às ações do Dia D de combate à dengue, com atendimentos específicos de saúde nas estruturas montadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF, ressaltou a importância dos esforços no combate à dengue: “O GDF Mais Perto do Cidadão está passando por diferentes regiões administrativas para que a população de cada uma delas possa se unir aos órgãos públicos na soma de esforços para resultados positivos. Desta vez, a Estrutural vai mostrar que está consciente nessa importante tarefa”.
Atualmente, a Estrutural conta com mais de 50 mil moradores, e a expectativa é que esta edição do projeto atenda, durante os dois dias, pelo menos 6 mil pessoas, segundo o administrador regional Alceu Prestes de Mattos. Ele destacou a importância desses atendimentos para a comunidade carente, evitando o deslocamento das pessoas.
Monaira Ferreira de Assis, dona de casa de 28 anos, foi uma das atendidas na tenda do Na Hora, próxima de sua casa. Com os filhos, ela aproveitou para colocar as documentações em dia e buscar informações para a inscrição em programas sociais como o Prato Cheio. “O atendimento é rápido e traz muita facilidade para a gente”, comentou.
Além dos serviços do Na Hora, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde e outros órgãos, também há atividades de entretenimento. Raiane de Sousa Assis, dona de casa de 24 anos, estava com seu filho Javi, de 1 ano e 6 meses, aproveitando o teatrinho de conscientização no trânsito, proporcionado pelo Detran-DF. Ela ressaltou a importância dessas atividades para quem tem filho e mora longe do Plano Piloto.
Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília