19/12/2025

Dengue: Novas tendas de acolhimento seguem modelo de hospitais de campanha

As novas tendas serão instaladas em espaços próximos a unidades de saúde, como hospitais, UPAs e UBSs | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

As estruturas são bem mais complexas do que as montadas anteriormente, dispondo de piso elevado, divisórias para consultórios, equipamentos e climatização para melhor atender os pacientes

As 11 novas tendas de acolhimento aos pacientes com dengue anunciadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) atuarão como hospitais de campanha, com consultórios, equipamentos, mobiliário e climatização. O objetivo é aumentar a capacidade de acesso das pessoas logo que apresentem os primeiros sintomas da doença.

As estruturas são bem mais complexas e maiores do que as das tendas montadas anteriormente. Para a instalação é necessário haver pontos de energia e de água, além de rede de esgoto, serviços que são preparados pela área de engenharia da Secretaria de Saúde (SES-DF). Também foram priorizados espaços próximos a unidades de Saúde, como hospitais, unidades de pronto-atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs), para facilitar casos de remoção de pacientes.

“Vamos garantir uma melhor estrutura para os pacientes e servidores porque os profissionais vão conseguir fazer a triagem, dar encaminhamento e o tratamento devido de acordo com a situação. Se for um atendimento de rotina, o paciente recebe os procedimentos e hidratação, e se for algo mais agravado ele poderá ser encaminhado ou removido a uma unidade de Saúde”, explica o subsecretário de Infraestrutura na Saúde da SES-DF, Leonídio Neto.

Os esqueletos das tendas têm uma montagem rápida, de aproximadamente três horas e contam com caídas e calhas de água para drenagem. No entanto, após a instalação, começa outra etapa da montagem, mais demorada e que requer mais cuidado, como a disposição do piso elevado, a implantação das divisórias para os consultórios, a instalação de mobiliário e equipamentos (como os ares-condicionados para a climatização do ambiente) e o aterramento. Tudo sob a vistoria da engenharia da SES e seguindo os normativos da Defesa Civil do Distrito Federal.

Com a finalização da montagem estrutural, vem a incorporação dos profissionais de saúde. Dessa vez, o atendimento será feito por uma equipe selecionada pelo vencedor do edital de chamamento público para a formação do convênio. Além de uma equipe própria, a instituição responsável fornece toda a parte estrutural, além de insumos e medicamentos.

“É uma nova mão de obra para reforçar esse atendimento porque, além da dengue, estamos passando por um período de sazonalidade das doenças respiratórias”

Leonídio Neto, subsecretário de Infraestrutura na Saúde

Cada tenda terá, no mínimo, um coordenador, três médicos (entre esses, um pediatra), um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um especialista em laboratório (biomédico ou farmacêutico bioquímico), dois apoios administrativos, um farmacêutico, pessoal de limpeza e pessoal de segurança.

“Não vamos precisar tirar nenhum servidor da saúde de seus postos de trabalho. É um reforço que vem para facilitar o trabalho dos nossos profissionais, que vão continuar fazendo os atendimentos nos hospitais, UPAs e UBSs. É uma nova mão de obra para reforçar esse atendimento porque, além da dengue, estamos passando por um período de sazonalidade das doenças respiratórias”, complementa Neto.

Serão oito tendas com atendimento diário das 7h às 19h no Plano Piloto, Vicente Pires, Varjão, Taguatinga, Planaltina, Águas Claras, Ceilândia e Samambaia. Outras três funcionarão 24 horas no Gama, Guará e Paranoá.

Desde o início do ano, o DF já conta com nove tendas de hidratação, espalhadas por várias regiões do DF: Sol Nascente, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. Como suporte à assistência nas UBSs, entre 20 de janeiro e o dia 14 deste mês, os espaços atenderam mais de 63 mil pacientes, uma média de 1,2 mil por dia.

Confira onde serão instaladas as novas tendas de acolhimento a pacientes com sintomas de dengue

Com funcionamento 24h

→ Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)

→ Guará: em frente à UBS 1

→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste

Com funcionamento diário, das 7h às 19h

→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

→ Varjão: atrás da UBS 1

→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)

→ Planaltina: policlínica da região

→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal

→ Ceilândia – Estacionamento do HRC

→ Samambaia: Estacionamento da UBS 7

** Ceilândia e Samambaia, que já contam com uma tenda de atendimento, também serão beneficiadas com mais um espaço de acolhimento.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Deixe um comentário

Leia também
12)
Trânsito da Esplanada e Arapoanga será alterado neste domingo (21/12)
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia.
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares

Uma Família em Cristo no Coração

Irmão Daniel, irmão kiela e filhos. Somente o amor verdadeiro une, fortalece a fé e transforma vidas Quando uma família em Cristo mora de verdade em nosso coração, aprendemos que o amor vai muito além dos laços de sangue. Passamos a enxergar o outro como irmão, alguém que caminha conosco

Leia mais...

CMN amplia socorro a produtores afetados pelo clima

Órgão reajustou os preços mínimos para agricultura familiar O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (18) um pacote de medidas que amplia o apoio financeiro a produtores rurais impactados por eventos climáticos adversos e promove ajustes nas regras do crédito rural. As decisões, propostas pelo Ministério da Fazenda, buscam

Leia mais...

BC reforça regra de segurança cibernética de instituições financeiras

O Banco Central fortaleceu as regras sobre segurança cibernética das instituições financeiras O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) fortaleceram, nesta quinta-feira (18/12), as medidas de segurança cibernética de contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e computação em nuvem de instituições financeiras. Segundo a

Leia mais...

Suspeito de tiroteio em universidade dos EUA é encontrado morto

Tiroteio na Universidade Brown deixou dois mortos. Suspeito é um ex-aluno nascido em Portugal O homem suspeito de executar um tiroteio que deixou dois mortos e nove feridos na Universidade Brown, nos Estados Unidos, no último sábado (13/12), foi encontrado morto. A informação foi confirmada pelo chefe de polícia de

Leia mais...

Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso

Agentes cumprem mandados de busca e apreensão contra senador Weverton Rocha. Na mesma operação, secretário-executivo do ministério é detido e demitido. Investigação atinge empresária amiga de filho do presidente Lula A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta quinta-feira, a nona fase da Operação Sem

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.