Essa operação já havia resultado na apreensão de pelo menos nove helicópteros e 676 kg de cocaína, além da prisão de 18 pessoas
A Polícia Federal abriu nesta terça-feira (18) mais uma fase da operação Autogiro, que desde fevereiro de 2024 atua para desarticular o que ficou conhecida como ‘rota caipira’ do tráfico de drogas. Essa rota passa por Goiás.
O grupo que usava essa ‘rota caipira’ transformou os municípios de Paraguaçu Paulista, em São Paulo (SP), e Anicuns, no centro goiano, como pontos para reabastecimento de combustível e, além disso, retirada e distribuição de parte da droga para, por via terrestre, chegar a grandes cidades.
Essa operação já havia resultado na apreensão de pelo menos nove helicópteros e 676 kg de cocaína, além da prisão de 18 pessoas (cujos nomes não foram divulgados).
Sobre a operação de hoje, a PF informou que foram cumpridos um mandado de prisão temporária e dois de busca e apreensão nas cidades de Santana do Parnaíba (SP) e Osasco (SP), que resultaram na apreensão de dois helicópteros.
As drogas eram produzidas na Bolívia e trazida para o Brasil pelo Paraguai. Os pilotos que faziam os voos clandestinos, sem plano de voo e com certificados de aeronavegabilidade suspensos.
Em maio deste ano, a PF havia apreendido um helicóptero em uma propriedade localizada em Bela Vista de Goiás.
Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal