04/12/2025

Lira ainda avalia como e quando fará anúncio público a favor de Motta

Reprodução

Presidente da Câmara escolheu líder do Republicanos como seu candidato à sucessão e deve formalizar o apoio depois do 2º turno

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda avalia qual meio utilizar e quando deve formalizar publicamente seu apoio ao líder do Republicanos, deputado Hugo Motta (PB), a sua sucessão. Lira anunciou em setembro para líderes partidários que seu candidato é Motta.

Na segunda-feira (21/10), o presidente da Câmara participou da abertura da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo (SP). Depois do evento, ao falar com jornalistas, Lira sinalizou que pode formalizar seu apoio depois do segundo turno das eleições municipais.

“Não é momento para a gente estar falando de sucessão na Câmara, pelo menos agora. Nós vamos ter oportunidade ainda. O segundo turno vai passar, a gente vai esperar o resultado das eleições e aí a gente se posiciona”, declarou.

Apesar de não ter decidido como fará o anúncio público, Lira e Motta estavam juntos no evento em São Paulo na segunda. Foi a primeira vez que os dois tiveram uma agenda pública conjunta desde que o alagoano decidiu apoiar o paraibano.

O presidente da Câmara sabe que precisará endossar o nome de Motta em busca de votos na Câmara.

Eleição é em fevereiro de 2025

Apesar de a eleição ser só no início do ano que vem, os candidatos começaram a intensificar suas agendas com partidos, deputados e presidentes de legendas. O objetivo é angariar votos e conseguir um bloco de siglas robusto.

Atualmente, há três nomes principais na disputa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSD-BA). Até agosto, Elmar era o favorito para receber o apoio de Lira, mas em setembro o presidente da Câmara optou por Motta.

O anúncio de que Lira apoiaria Motta provocou revolta em Elmar e causou uma divisão no Centrão, bloco de partidos com maior peso na Casa.

A aliados o líder do União Brasil classificou a atitude do presidente da Câmara como “traição”. Depois de ser preterido por Lira, Elmar se aliou a Brito. O combinado entre os dois é que o que tiver menos força vai apoiar o que tiver mais forte na reta final da disputa.

Na segunda, Lira disse que “nunca falou” qual era seu candidato ao comando da Casa nas eleições de fevereiro. Segundo o congressista, o nome do líder do União Brasil sempre foi uma “especulação” da imprensa.

“Todos especularam, há mais de um ano, toda a imprensa, que meu candidato era Elmar Nascimento, que é meu amigo pessoal. Eu nunca falei nem para você, nem para imprensa nenhuma, nem para deputado nenhum, qual era o candidato”, alegou.

Candidatura de consenso cada vez mais distante

Na segunda, Lira voltou a afirmar que acredita na possibilidade da construção de um nome de consenso na Câmara, mas que, se isso não se ocorrer, a maioria que vencer será respeitada.

“Nós vamos chegar, eu penso, num entendimento. Se não chegar, vamos ter o que é salutar na política, a maioria vence e a maioria vai ser respeitada”, declarou.

Aliados de Elmar e Brito sempre trataram a ideia de candidatura única como uma “utopia” de Lira. Com a proximidade da eleição da Mesa Diretora e nenhum recuo dos candidatos, a possibilidade de um entendimento fica cada vez mais remoto.

Um dos exemplos de como a divisão afeta os trabalhos da Câmara e exemplifica a dificuldade de um consenso é a reunião de líderes, evento tradicional nas semanas em que há sessões, que não tem sido realizada.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master
logo2-1
Adestradora é culpada por morte de pitbull e terá que indenizar tutor
f1280x720-163218_294893_5050
Vara de execuções penais estima progressão de regime para ex-presidente
logoMPDFT
Ministério público denuncia responsáveis por incêndio fatal em clínica
f1280x720-126564_258239_5050
São paulo registra recorde de feminicídios em 2025
logo2
Ministra assusete magalhães, aposentada do stj, recebe homenagem do tjdft
f1280x720-163748_295423_5050
Cnh sem autoescola: processo de habilitação ganha novas regras e opções

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou a trajetória do juiz Flavio Augusto Martins Leite, titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília, por meio do Programa História Oral. A entrevista, conduzida pelo desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT, ocorreu no Memorial TJDFT –

Leia mais...

Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Ministra Marina Silva recebe atendimento médico após sofrer uma fratura na coluna. O incidente ocorreu durante suas férias, enquanto realizava atividades domésticas. A ministra sentiu uma dor intensa e repentina na região lombar enquanto movia vasos de plantas em sua residência. Diante do desconforto, ela buscou assistência médica imediata. Após

Leia mais...

Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF

O grupo atuava em dois núcleos, de comércio distribuição. Pizzaria no Guará era usada de fachada para movimentar recursos A Justiça do DF condenou oito integrantes de uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas no Distrito Federal. O grupo havia sido investigado pela Polícia Civil (PCDF), durante a Operação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.