15/12/2025

POLÍTICA (DF) – Decisão do TCDF impede Delmasso de assumir cargo público até 2029

Reprodução

Ex-deputado Rodrigo Delmasso e outros ex-gestores da Secretaria do Trabalho são acusados de irregularidades em contrato de informática

A Secretaria de Sessões do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) tornou Rodrigo Delmasso e outros dois antigos gestores da Secretaria do Trabalho inabilitados para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança no âmbito da Administração Pública do Distrito Federal pelo prazo de cinco anos.

A decisão é do dia 30 de outubro, e consta no Diário Oficial do DF (DODF) desta segunda-feira (11/11).

O grupo é acusado de irregularidades no Contrato nº 59/2009, que obteve o Sistema de Planejamento de Transferência (Sisplat) da Secretaria do Trabalho. A plataforma digital foi adquirida para disponibilizar e divulgar, na internet e por meio de serviços telefônicos, ações da pasta à população.

Entre eles está o ex-deputado distrital Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude do DF, que em 2009 chefiava a Unidade de Administração Geral (UAG) da pasta;

A decisão também envolve Marcelo de Oliveira Montini e Vilmar Ângelo Rodrigues, ambos ex-gerentes de suporte de TI e executores do contrato.

No mês passado, Vilmar já havia sido alvo de operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que também investigava irregularidades no contrato de gestão entre a Secretaria de Agricultura e o Serviço Social Autônomo Parque Granja do Torto, regulamentado pela Lei nº 6.170/2018.

Em relação à decisão do TCDF, a determinação aplicou, ainda, uma multa individual no valor de R$ 40 mil para Rodrigo Germano Delmasso Martins, Antônio Irapuan Bezerra Melo, Marcelo de Oliveira Montini, Vilmar Ângelo Rodrigues, Luciano Ferreira de Araújo, e a empresa Ibrowse Consultoria e Informática Ltda.

O documento também estabelece que os envolvidos sejam notificados e que, no prazo de 30 dias, efetuem e comprovem o recolhimento do valor da multa fixada e do débito imputado na forma dos acórdãos.

O relatório de inspeção realizado acerca do contrato aponta que a aquisição do Sisplat era incompatível com a estrutura da pasta à época. Além disso, de acordo com o processo, não houve comprovação de que o sistema foi efetivamente usado, embora tenha sido pago com dinheiro público.

Para o TCDF, a carência dos mencionados requisitos tecnológicos e o fato de o gestor informar não ter qualquer informação ou documentação sobre o Sisplat são fortes indícios de que o Contrato nº 59/2009 não foi executado.

Quem era quem

Rodrigo Delmasso era chefe da UAG e responsável pela contratação e assinatura do contrato por meio da adesão da ata de registro de preço do Pregão Eletrônico nº 63/2008, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região. Para o TCDF, o processo foi desprovido de estudos técnicos que demonstrassem a necessidade e a compatibilidade dos serviços contratados com a infraestrutura tecnológica da Secretaria do Trabalho.

Antônio Irapuan Bezerra Melo, também chefe da UAG, foi quem autorizou o pagamento de todas as notas fiscais e encaminhamento para liquidação da despesa. Segundo o processo, ele fez isso “sem averiguar a existência de documentos e elementos mínimos que atestassem a regular execução dos serviços”.

Marcelo Montini e Vilmar Ângelo Rodrigues eram gerentes de suporte de tecnologia da informação (TI) e responsáveis pela elaboração do projeto básico, que estaria, de acordo com o Ministério Público de Contas do DF, “desprovido de estudos técnicos” e “sem elaboração de relatórios de execução contratual”. Ambos teriam atestado que os serviços eram prestados regularmente, mas sem nenhuma prova nos autos.

Luciano Ferreira de Araújo assinou a execução dos serviços, e a empresa Ibrowse Consultoria e Informática foi beneficiária dos pagamentos.

O outro lado

A reportagem entrou contato com o secretário Rodrigo Delmasso, que afirmou não ter sido notificado ainda a respeito da decisão. “Vamos recorrer pois temos a plena consciência de que agimos dentro da probidade e legalidade”, disse.

Após a publicação da reportagem, o secretário encaminhou nota completando sua defesa. Segundo Delmasso, o processo não causou prejuízos aos cofres públicos e foram praticados após sua saída da pasta.

Leia a nota completa:

NOTA A POPULAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Aos cidadãos brasilienses,

Ao longo de mais de 16 anos de vida pública nunca estive e nunca estarei envolvido com práticas antiéticas, Em relação a matéria veiculada por alguns veículos de imprensa tenho a esclarecer que:

1) No processo em questão não houve prejuízos causado a ao erário público;

2) Os fatos alegados como irregulares foram praticados após a minha saída da Secretaria.

3) Irei recorrer da decisão e acredito na plena justiça para trazer os fatos a ordem.

4) Estou com a consciência tranquila e em paz pois tenho a certeza que exerci com probidade e todos os meus atos são e foram pautados pela legalidade em todas as funções públicas as quais eu exerci.

RODRIGO DELMASSO

As defesas dos outros citados não haviam sido encontradas pelo portal até a última atualização desta reportagem. O espaço continua aberto.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Sessões do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)

Deixe um comentário

Leia também
PL da Dosimetria entra em momento decisivo
PL da Dosimetria entra em momento decisivo
Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente
Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente
Motta e Alcolumbre se reúnem por reação do Congresso à operação da PF
Motta e Alcolumbre se reúnem por reação do Congresso à operação da PF.
Senadores vão alterar PL da Dosimetria após ver brecha para beneficiar condenados por corrupção e crimes ambientais
Senadores vão alterar PL da Dosimetria após ver brecha para beneficiar condenados por corrupção e crimes ambientais
Irritação de Motta com o PT e ação do STF sobre emendas elevam risco para pauta de Haddad
Irritação de Motta com o PT e ação do STF sobre emendas elevam risco para pauta de Haddad
Deputado de projeto que beneficiaria Master foi o mesmo que questionou atuação de ex-presidente da CVM
Deputado de projeto que beneficiaria Master foi o mesmo que questionou atuação de ex-presidente da CVM
Prisão de generais racha o Exército entre a ativa e a reserva
Prisão de generais racha o Exército entre a ativa e a reserva
Inquérito contra Paulinho da Força, relator do PL da Dosimetria, volta a andar
Inquérito contra Paulinho da Força, relator do PL da Dosimetria, volta a andar
Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli
Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli
Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga
Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga
Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia
Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia
POL
Planalto é surpreendido por decisão de Motta sobre PL da Dosimetria

PL da Dosimetria entra em momento decisivo

Governistas trabalham para travar o avanço do texto no Senado e esperam contar com a pressão das manifestações populares para atrasá-lo. Já o bolsonarismo aposta as fichas no projeto de lei para não desidratar eleitoralmente O PL da Dosimetria chega à semana decisiva, pois começará a ser analisado na Comissão

Leia mais...

Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente

Presidente da Câmara confirma saída da deputada após decisão do STF e chama Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou neste domingo (14/12) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato parlamentar. A comunicação foi feita após decisão do

Leia mais...

Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça

Relatório reformula proposta do governo, cria sistemas integrados e define novas fontes de financiamento A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve votar o texto nesta terça-feira (16/12), em reunião marcada para as 9h. Caso seja aprovado no

Leia mais...

Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil

O jogo de ida da final será nesta quarta-feira (17/12), na Neo Química Arena; a decisão acontece no Maracanã no próximo domingo (21/12) Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil de 2025 em uma final marcada pelo equilíbrio e pela força das duas campanhas. O Timão garantiu

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.