Publicação no DODF desta terça (3) também oficializa os novos gestores de escolas da rede pública do Distrito Federal
A Secretaria de Educação (SEEDF) publicou nesta terça-feira (3), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o resultado final das eleições realizadas em 23 de outubro para a escolha de chapas de diretor e vice-diretor e dos conselheiros escolares das unidades da rede pública de ensino.
Ao todo, 271 escolas participaram do processo eleitoral, que incluiu tanto as eleições regulares quanto as complementares. Para a direção, 30 escolas foram contempladas, incluindo unidades inauguradas após o último pleito ou que não tiveram chapas referendadas.
O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral Central (CEC) da SEEDF, que garantiu a lisura e equidade das eleições. A formação de conselhos escolares e a escolha de gestores são marcos da gestão democrática, promovendo a participação de estudantes, pais e servidores na administração das escolas.
Com a publicação do resultado, os eleitos assumirão seus cargos em 2 de janeiro de 2025. “O processo eleitoral foi acompanhado de perto pelas comissões eleitorais locais, pelos grupos de trabalho nas regionais de ensino e pela Comissão Eleitoral Central, além de contar com a participação do Ministério Público e dos sindicatos que representam as categorias da casa”, detalhou Tânia de Ávila, chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica da SEEDF.
Os conselheiros escolares têm papel fundamental na gestão da escola, contribuindo com a fiscalização de recursos financeiros, definição de prioridades para melhorias e implementação de projetos pedagógicos. Além disso, fortalecem o diálogo entre escola e comunidade, promovendo transparência, colaboração e representatividade.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Educação