Comerciante disse que homem estava sozinho e sem documentos. A Polícia Civil vai investigar o caso
O homem que morreu engasgado com um enroladinho de salsicha em Goiânia pegou o salgado escondido. O relato é do proprietário da panificadora onde o caso aconteceu nesta terça-feira (3/12). A vítima, de 37 anos, teria obstruído as próprias vias aéreas ao colocar o lanche inteiro na boca, para que ninguém percebesse a situação. O óbito foi registrado na Polícia Civil.
O comerciante Thiago Rocha de Sousa afirmou que esta é a primeira vez que algo do tipo acontece no estabelecimento. O empresário, que estava fora do local realizando uma entrega, detalhou a situação. “Ele chegou sozinho e aparentemente não era morador de rua. Estava bem-arrumado. Estava em uma festa, a minha mãe o atendeu”, explicou.
O rapaz chegou apenas com o celular e pediu ajuda para fazer um lanche. “Ele mostrou no telefone para minha mãe, disse que ele estava numa festa com uns amigos, mas chegou na loja sozinho. Ele estava sem dinheiro e sem documentos. Portava apenas o celular. Pediu ajuda aos clientes e um deles se dispôs a pagar um pão com manteiga e não um salgado, afirmou.
Homem teria engasgado com enroladinho de salsicha ao tentar disfarçar furto
Thiago ressalta que embora tivesse ganhado um lanche, o homem aproveitou a distração dos funcionários para pegar o salgado escondido. “Colocou tudo na boca, a intenção era para ninguém ver. Ele pegou, colocou o enroladinho todo na boca e “engasgou”, disse.
O dono do local disse que clientes tentaram socorrer a vítima fazendo manobra de Heimlich, procedimento de primeiros socorros usado para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias. “Os clientes tentaram ajudá-lo. Fizeram a manobra, mas não tiveram sucesso. Chegou uma cliente que é enfermeira, também ajudou, mas não conseguiu e ficaram todos ali até o socorro chegar. Quando eu voltei de uma entrega, os bombeiros já estavam no local”, conclui.
Morte por engasgo pode ter sido infarto
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, acionado para atender a ocorrência, ao chegar no local a vítima estava inconsciente. A pessoa que entrou em contato afirmou que tentaram fazer a manobra de Heimlich, mas o homem desmaiou, ficando inconsciente até a chegada dos socorristas.
Ainda, segundo a corporação, apesar de o caso ter sido registrado como “engasgamento”, contudo, nesse primeiro momento, não se pode descartar a possibilidade de o homem ter tido uma síncope (um infarto agudo do miocárdio).
Conforme os bombeiros, a equipe conseguiu desobstruir a via aérea, o paciente foi entubado e foram realizadas manobras avançadas de reanimação, contudo sem sucesso. O óbito foi constatado, ainda no local, após 30 minutos de tentativa de reanimá-lo. A identidade do homem não foi revelada.
Tribuna Livre, com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás