12/07/2025

Casos de dengue em 2024 passam de 6 milhões; mortes são quase 6 mil

Houve um aumento de 584% nos casos prováveis de dengue no DF em 2024, em relação ao ano anterior — foram 279.102 casos no ano passado contra 40.784 em 2023 - (crédito: Luis Nova/CB)

Entre os estados com maior número de casos, São Paulo lidera o ranking e aparece com 2.182.875 casos prováveis. Seguido de Minas Gerais, com 1.695.024, e Paraná, com 656.286 casos de dengue

O Brasil registrou, ao longo de 2024, um total de 6.484.890 casos prováveis de dengue e 5.972 mortes provocadas pela doença, de acordo com os dados do Painel de Monitoramento de Arbovirose do Ministério da Saúde. Em 2023, o número de casos prováveis foi de 1.649.146, enquanto os óbitos pela doença foram de 1.179. De um ano para o outro, houve um aumento de 293% nos casos prováveis, e um crescimento de 406% no número de mortes.

O Distrito Federal foi a região com o maior crescimento de casos de dengue no Brasil. Houve um aumento de 584% nos casos prováveis de dengue na unidade federativa em 2024, em relação ao ano anterior — foram 279.102 casos no ano passado contra 40.784 em 2023.

Entre os estados com maior número de casos, São Paulo lidera o ranking e aparece com 2.182.875 casos prováveis. Seguido de Minas Gerais, com 1.695.024, e Paraná, com 656.286 casos de dengue. O DF apresentou o maior coeficiente de incidência do país, com 9.907,5 casos para cada 100 mil habitantes. Em todo o país, o coeficiente de incidência, até 28 de dezembro, foi de 3.193,5 casos para cada 100 mil habitantes.   

Ainda, o Espírito Santo foi o único estado com o coeficiente de incidência da doença inferior a 100 casos para cada 100 mil habitantes. No estado, houve apenas 14,7 casos a cada 100 mil habitantes, com 565 casos durante todo o ano de 2024.

O relatório do Ministério da Saúde apontou que ainda existem 908 casos de mortes em investigação para a dengue. No ano passado, a doença alcançou a letalidade de 5,86% em casos graves, enquanto em 2023 foi de 4,83%. A letalidade é calculada com base na proporção de óbitos pela doença em relação ao número total de casos.

O levantamento apresenta também uma maior incidência da doença entre mulheres (55%), em comparação com os homens (45%). O corte de raça/cor também foi apontado, com 42% dos casos de dengue entre pessoas autodeclaradas brancas; 34,4% entre pardos; 5,1% entre pretos; 0,9% entre amarelos; e 0,2% entre indígenas. Além disso, a faixa etária que concentrou o maior número de casos prováveis foi dos 20 aos 29 anos, seguida pela dos 30 aos 39 anos e pela de 40 a 49 anos.

Prevenção

Diante do aumento da incidência da dengue, existem algumas maneiras de prevenir a doença, que pode causar sintomas como febre alta, dor de cabeça, náuseas e vômitos, fadiga, manchas vermelhas na pele e, em casos mais graves, sangramentos e até a morte.

Sendo uma enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a principal maneira de prevenção é a eliminação dos criadouros do transmissor. Manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito deposite neles seus ovos, evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas e realizar a limpeza regular da caixa d’água são algumas maneiras de manter o ambiente seguro. Além disso, medidas de proteção individual, como usar calças e blusas compridas e passar repelente contra o mosquito, também são recomendadas para a proteção. 

Vacina

Desde dezembro de 2023, a vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde. A Qdenga, aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), em março de 2023, está disponível para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independente da exposição anterior à doença.

A aplicação é feita em um esquema de duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. De acordo com o Ministério da Saúde, o governo irá priorizar a imunização contra a dengue em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tribuna Livre, com informações do Ministério da Saúde

Leia também
Entenda os possíveis efeitos das ações movidas nos EUA contra Alexandre de Moraes
Entenda os possíveis efeitos das ações movidas nos EUA contra Alexandre de Moraes
TCU identifica mais de 1 milhão de benefícios irregulares no INSS
TCU identifica mais de 1 milhão de benefícios irregulares no INSS.
Ataque no RS expõe preocupação com a violência extrema nas escolas
Ataque no RS expõe preocupação com a violência extrema nas escolas
Dois indígenas morrem em queda de helicóptero na Terra Yanomami
Dois indígenas morrem em queda de helicóptero na Terra Yanomami
Fazenda publica portaria para reduzir gastos e veta passagem executiva para servidores
Fazenda publica portaria para reduzir gastos e veta passagem executiva para servidores
Deputado Júnior Mano e outras 5 pessoas são alvos da PF por fraudes em licitações e desvio de emendas no Ceará
Deputado Júnior Mano e outras 5 pessoas são alvos da PF por fraudes em licitações e desvio de emendas no Ceará
ONG usou R$ 1,2 milhão para pagar eventos-fantasma e empresa de morto no RJ
ONG usou R$ 1,2 milhão para pagar eventos-fantasma e empresa de morto no RJ.
INSS pode descontar até 30% de aposentados com devolução duplicada
INSS pode descontar até 30% de aposentados com devolução duplicada
Em evento, Michelle reforça plano de  Bolsonaro para alcançar maioria no Congresso
Em evento, Michelle reforça plano de Bolsonaropara alcançar maioria no congresso
Cartórios não podem exigir validade de procuração
Cartórios não podem exigir validade de procuração
BR-319: Justiça retoma suspensão de licença do Ibama para asfaltamento de via que motivou embate de Marina com senadores
BR-319: Justiça retoma suspensão de licença do Ibama para asfaltamento de via que motivou embate de Marina com senadores
Nikolas pede afastamento de assessor que participou de ocupação no Itaú
Nikolas pede afastamento de assessor que participou de ocupação no Itaú

França prende dois paraquedistas por saltarem da Torre Eiffel

Dois homens escalam monumento e pulam de paraquedas antes de serem detidos por autoridades francesas Dois homens escalaram na madrugada desta quinta-feira (10) a Torre Eiffel e saltaram de paraquedas do topo deste símbolo de Paris, antes de serem detidos, indicaram fontes policiais. Com 330 metros de altura, a “Dama

Leia mais...

Inflação desacelera para 0,24% em junho, aponta IBGE

A elevação nos custos da energia elétrica residencial, que subiu 2,96% em junho, pressionou o índice, mas os preços dos alimentos em domicílio registraram a primeira queda em nove meses, o que ajudou a conter o avanço A inflação oficial do país desacelerou para 0,24% em junho, ligeiramente abaixo dos

Leia mais...

Tarifa de Trump derruba mercados e pressiona o dólar

Governo brasileiro promete retaliação; analistas apontam motivação política e risco de inflação com impacto sobre os juros O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras a partir de 1º de agosto provocou forte turbulência no mercado financeiro na manhã

Leia mais...

Vazamento de dados em CPI preocupa, diz Wolney Queiroz.

Ministro da Previdência afirma que congressistas podem procurar desgastar adversários com informações sigilosas. O ministro Wolney Queiroz (Previdência) disse que se “preocupa” com o risco de vazamento de informações sigilosas na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O colegiado deve começar a funcionar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.