12/11/2025

Viúva de Vladimir Herzog obtém na Justiça pensão vitalícia

Clarice Herzog - (crédito: Divulgação/Instituto Vladimir Herzog)

6ª Vara Federal Cível do Distrito Federal concede o benefício a Clarice Herzog, que dedicou a vida a defender o nome do marido assassinado nos porões da ditadura e a denunciar a tortura pelos agentes de Estado

A 6ª Vara Federal Cível do Distrito Federal concedeu pensão vitalícia à viúva do jornalista Vladimir Herzog, morto depois de torturado em uma unidade do DOI-Codi, na sede doComando Militar do Sudeste, em São Paulo, em outubro de 1975. Clarice Herzog fez da morte do marido uma bandeira contra a ditadura militar e de denúncia às violências cometidas pelos agentes de Estado aos opositores do regime.

A pensão foi concedida em caráter de urgência, devido à saúde de Clarice, que sofre do Mal de Alzheimer. Nota do Instituto Vladimir Herzog salienta, porém, que “há um longo caminho até a decisão de mérito na ação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas a concessão da medida liminar é um importante marco que garante o imediato pagamento da prestação mensal devida à viúva”.

Ainda durante a ditadura, Clarice foi à Justiça contra o Estado. Em 1978, o juiz Márcio José de Moraes condenou a União pela morte de Vladimir — como era conhecido pelos amigos e parentes —, determinando que o poder público indenizasse a família e investigasse os autores do assassinato. A sentença foi confirmada em segunda instância, mas o Estado brasileiro jamais cumpriu a decisão da Justiça.

Vladimir foi convocado, em 24 de outubro de 1975, por agentes do II Exército a prestar depoimento sobre as ligações que tinha com o Partido Comunista Brasileiro — então ilegal. Então diretor de jornalismo da TV Cultura, ele entrara no radar da ditadura por conta das campanhas que os deputados Wadih Helu e José Maria Marin, ambos da Arena — partido que dava sustentação ao regime —, faziam contra sua gestão na emissora, em discursos na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

No dia seguinte, Vladimir foi espontaneamente ao DOI-Codi e dali não saiu vivo. Os também jornalistas George Duque Estrada e Rodolfo Konder afirmam ter escutado quando um dos torturadores ordenou a outro que trouxesse uma máquina de choques elétricos para que fosse usada em Vlado — que negava ter ligações com o PCB.

Ele não resistiu às agressões e os torturadores montaram uma cena para tentar emplacar a versão de que Vladimir cometera suicídio por enforcamento, dentro de uma das celas.

Tribuna Livre, com informações da 6ª Vara Federal Cível do Distrito Federal

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

O ministro da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) inicie uma investigação sobre o direcionamento de emendas parlamentares para organizações não governamentais (ONGs). A apuração visa esclarecer o uso de recursos públicos repassados durante o governo anterior. A decisão surge após a Controladoria-Geral da União (CGU)

Leia mais...

Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro

Uma descoberta extraordinária no Nordeste do Brasil lançou luz sobre a vida pré-histórica da região. Um fóssil de vômito, conhecido cientificamente como regurgitalite, revelou a existência de uma nova espécie de pterossauro, batizada de Bakiribu waridza, que habitou a área há aproximadamente 110 milhões de anos. Este achado representa o

Leia mais...

Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol

O Brasil se prepara para ser o primeiro país da América do Sul a implementar o sistema de impedimento semiautomático no futebol. A inovação tecnológica promete agilizar e dar maior precisão às decisões de arbitragem em lances cruciais das partidas. O sistema utiliza um conjunto de câmeras estrategicamente posicionadas ao

Leia mais...

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.