10/12/2025

Alckmin propõe cotas de importação em resposta à tarifa de Trump

"Nós vamos dialogar para buscar aí um bom entendimento, mas não tem guerra tributária. Te entendimento baseado no interesse público", afirmou Alckmin. - (crédito: Platobr)

Em coletiva nesta  quarta (12/2), Alckmin defendeu que o governo brasileiro negocie uma alternativa com a gestão Trump, limitando a quantidade de aço e alumínio exportada

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, propôs nesta quarta-feira (12/2) a criação de cotas de importação para o aço e alumínio como alternativa à tarifa de 25% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A medida dependeria de uma negociação com o governo americano, que Alckmin diz já buscar. O vice-presidente destacou que, no mandato anterior de Trump, quando também foram impostas taxas maiores ao aço brasileiro, a saída ocorreu pelas cotas.

“Nós estamos abertos ao diálogo. As cotas são um bom caminho, porque, quando lá atrás foi aumentado o imposto, foram estabelecidas cotas, que são um mecanismo inteligente. Se você aumenta o imposto de importação do aço para os Estados Unidos, isso tem um efeito na cadeia, tem um encarecimento da cadeia”, respondeu Alckmin em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

As cotas de importação são um mecanismo para limitar a entrada de determinado produto no país, e são criadas pelo governo federal, que estabelece as quantidades permitidas e as licenças necessárias para a indústria.

Ou seja, no caso da tensão atual, o governo brasileiro teria que convencer a gestão Trump a criar as cotas de importação para o aço e o alumínio, substituindo a taxa de 25%.

Governo busca gestão Trump

Alckmin afirmou que conversou com a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, quando esteve no país, e que o governo federal já busca os Estados Unidos. Porém,  argumentou que, a recente troca do governo norte-americano, com indicação de novos cargos, ainda atrasa um pouco as negociações.

“Nós vamos dialogar para buscar aí um bom entendimento, mas não tem guerra tributária. Te entendimento baseado no interesse público. Eu sou um dos que defendem  muito o comércio exterior. É importante para a sociedade como um todo”, disse o vice-presidente.

Ele argumentou ainda que a medida não foi “discriminatória” contra o Brasil, e que a balança comercial entre Brasil e EUA é vantajosa para o governo Trump. Afirmou ainda que o Brasil tem taxa “baixíssima” sobre os produtos norte-americanos, de 2,7%. Questionado sobre a possibilidade de uma taxação recíproca pelo Brasil, Alckmin desviou e disse simplesmente que quer uma relação “ganha-ganha”.

Tribuna Livre, com informações da Secom PR

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.