26/12/2024

Polícia faz operação contra faccionados que promovem “tribunal do crime”

A PF identificou criminosos que fomentam e gerenciam guerras de facções que vêm dando ordens para executar rivais

A ação é um desdobramento da Operação Caixinha, deflagrada pela FTSP em 10 de março de 2023, que investigou um esquema em que administradores de uma facção estariam cobrando taxas de manutenção mensal, conhecidas como “Caixinha”, para que os faccionados tivessem alguns direitos perante às lideranças, tais como participação nos grupos de bate-papo das redes sociais e autorização para traficar drogas em determinados locais.

A investigação identificou que os membros do grupo realizavam a troca de entorpecentes e objetos ilícitos, produtos de furtos e roubos. Foi verificado, ainda, que os integrantes discutiam o domínio de áreas para o tráfico, a existência de um “tribunal do crime”, com o planejamento de execuções de indivíduos que violam regras da facção ou criam animosidade com seus membros, além de informarem a movimentação policial nas áreas dominadas pela facção.

A FTSP identificou sujeitos que fomentam e gerenciam guerras de facções que vêm dando ordens para executar rivais que adentrem no território dominado por estes. Os investigados são possíveis lideranças, sublideranças e membros de facção, sendo que alguns já responderam por crimes quando menores de idade.

Com a atual investigação, os suspeitos podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, integrar organização criminosa, furto, roubo e homicídio. Em caso de condenação, poderão pegar pena entre 20 e 57 anos de reclusão, mais o pagamento de multa.

A Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) do Amapá deflagrou, na manhã da segunda-feira (26/6), a Operação One Hundred, com o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e seis de prisão na capital amapaense.

Foto: PRF

Deixe um comentário

Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Chuva forte alaga ruas de Goiânia na véspera do Natal

Na Avenida Perimetral Norte, populares filmaram um alagamento causado por 41 mm de precipitações; Trindade choveu 91,8 mm Goiânia registrou chuva forte em vários bairros, nesta tarde de terça-feira (24), véspera de Natal. Na região Noroeste (Maternidade Renascer Cidadão) choveu 48 mm, em cerca de 1 hora, conforme André Amorim,

Leia mais...

Lula volta a negar perdão aos presos pelo 8/1 em indulto de Natal

Presidente também vetou condenados por abuso de autoridade e ampliou benefício para mulheres. Decreto será publicado nesta segunda-feira (23/12) O decreto do indulto de Natal deve ser publicado nesta segunda-feira (23/12) no Diário Oficial da União (DOU) — a medida concede perdão a alguns presos que cumprirem determinados requisitos. O

Leia mais...

Ministro e diretor-geral do Dnit vão até a ponte que caiu

O ministro dos Transportes, Renan Filho, viajou para Imperatriz (MA) junto a Fabricio de Oliveira Galvão para averiguar a situação e acompanhar as buscas dos desaparecidos O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabricio de Oliveira Galvão, viajaram na manhã

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.