16/12/2025

Defensor público diz que mulher que votou em Bolsonaro não pode reclamar se for violentada

Declaração foi feita em áudio em um grupo de WhatsApp

Um defensor público do Rio Grande do Norte atacou as mulheres que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um áudio divulgado em um grupo de WhatsApp, Serjano Valle disse que elas, se sofrerem abuso, com “uma dedada” nas partes íntimas, não podem reclamar.

O áudio ofensivo gerou repúdio nas redes sociais e pedidos de sindicância contra o defensor. A OAB e a Defensoria do RN vão apurar a conduta do servidor.

No trecho do áudio, compartilhado em redes sociais, o defensor público Serjano Valle afirmou: “Graças a Deus, temos Alexandre de Moraes, danando a caneta nessa canalha, nesses vagabundos (…) A mulher que vota em Bolsonaro se levar uma dedada no c* e outra na bu** na rua não pode reclamar”.

O defensor afirma ser insuspeito para fazer a declaração porque a mulher dele, Serjano, votou em Bolsonaro em 2018 e, em 2022, por não suportar Lula, votou em branco. “Eu digo isso, me sinto à vontade, minha mulher, o primeiro ano, 2018, votou em Bolsonaro, o ano passado ela votou em branco, porque ela não aguenta votar em Lula. Mas ela foi um pouquinho digna e disse que respeitava as nossas duas filhas e não votou em Bolsonaro.”

Senador pelo Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL) apresentou duas representações para que o defensor público seja investigado. As representações foram feitas ao defensor público-geral do RN, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, e à procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira.

No Twitter, o senador disse que o defensor, com o áudio, “atentou contra a dignidade das mulheres e de suas opiniões eleitorais”.

Defensor público será investigado por fala contra eleitoras de Bolsonaro

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB-RN) também repudiou a manifestação do defensor. “A violência sexual e de gênero é inaceitável em qualquer circunstância, e as palavras têm um poder imenso para incitar comportamentos e agressões, que vão contra a dignidade da mulher”, afirmou a entidade.

A OAB do RN informou também que “vai analisar se cabe a aplicação de sanção, que pode resultar até na suspensão do direito do autor das mensagens de atuar na advocacia”.

A Defensoria do RN, ainda no domingo 25, quando o áudio do defensor viralizou nas redes sociais, emitiu nota na qual não condenou nem repudiou a declaração do membro da instituição.

“Os atos praticados, no âmbito da vida privada, por membros da instituição não refletem os posicionamentos institucionais, tampouco diminuem a importância da atuação da Defensoria Pública para a defesa dos direitos das pessoas financeiramente hipossuficientes e dos grupos sociais vulneráveis, sendo equivocada qualquer ilação que tenha por objetivo atingir negativamente uma instituição que tem como compromisso a busca de uma justiça social efetiva”, afirmou a nota da Defensoria.

Na segunda-feira 26, informou que abriu um procedimento para apurar os fatos e que as penalidades para esse tipo de conduta estão previstas na Lei Complementar Estadual 122/94. “Todas as circunstâncias inerentes ao caso no âmbito do processo administrativo” serão analisadas, disse a Defensoria. 

No trecho do áudio, compartilhado em redes sociais, o defensor público Serjano Valle afirmou: “Graças a Deus, temos Alexandre de Moraes, danando a caneta nessa canalha, nesses vagabundos (…) A mulher que vota em Bolsonaro se levar uma dedada no c* e outra na bu** na rua não pode reclamar”.

Defensor público Serjano Valle | Foto: Reprodução (Revista OESTE)

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
f1280x720-163218_294893_5050
Vara de execuções penais estima progressão de regime para ex-presidente
logo2
Ministra assusete magalhães, aposentada do stj, recebe homenagem do tjdft
logoMPDFT-14
Ministério público do df fiscaliza postos de combustíveis em ação nacional
f1280x720-163434_295109_5050
Arcebispo põe fim à vigília pró-bolsonaro em igreja e enfrenta apoiadores
image-400-aa873f8471b1c5668ea5c9b04d2200b5
Violência contra a mulher: brasil registra números alarmantes em 2024
f1280x720-163290_294965_5050
Expectativa é que mulheres sejam ouvidas, destaca anielle sobre marcha
f1280x720-162787_294462_5050
Lurian lula da silva internada no rio após queixas de dores torácicas
f1280x720-162693_294368_5050
Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?
image-400-2790deea6825088e5226623ea35e6ac1
Inscrições abertas para webinar sobre violência digital contra mulheres
logoMPDFT-6
Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas
f1280x720-162634_294309_5050
Ex-presidente do inss é preso sob acusação de receber propina milionária

Marinho aponta “erro grosseiro” no Orçamento e aciona o TCU

Líder da Oposição no Senado afirma que Fazenda subestimou despesas obrigatórias e alerta comissão mista que vota a Lei Orçamentária Anual nesta semana. O senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar o que classifica como “erro grosseiro” nas estimativas de despesas obrigatórias do

Leia mais...

Motta é “um procrastinador de problemas”, diz Sóstenes.

Líder do PL critica presidente da Câmara e afirma que poderia disputar o comando da Casa. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta 2ª feira (15.dez.2025), em reunião com jornalistas, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), “procrastina problemas”. Ele também disse que tem interesse

Leia mais...

Governo Lula prestigia entidade investigada na CPMI do roubo aos aposentados

Contag é acusada de haver tirado R$3,4 bilhões em “descontos associativos” sem autorização A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) foi reconduzida pelo governo federal ao Conselho de Participação Social por mais dois anos, mantendo assim sua presença em um dos principais fóruns de articulação entre

Leia mais...

Flávio Bolsonaro vai para cima de Lulinha

Filho de Jair Bolsonaro apresentou representação contra o filho de Lula por possível envolvimento nos crimes apurados no escândalo do INSS Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro decidiu ir para cima de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, que teve seu nome citado recentemente em fatos

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações envolvem trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do estado. As ações são necessárias para garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no fornecimento de

Leia mais...

Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas

Polícia deverá apresentar lista organizada de depoimentos sobre o caso e, a partir disso, produzir relatórios Nesta segunda-feira (15/12), a Justiça do Distrito Federal autorizou que a defesa de Adriana Villela tenha acesso completo a provas anexadas ao processo por homicídio qualificado que tramita no Tribunal do Júri de Brasília.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.