Trens da Linha 10-Turquesa não circularam entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá desde 14h50. Em Mauá, houve desabamento de uma casa no Jardim Zaira.
A chuva que atingiu São Paulo nesta segunda-feira (31) provocou a paralisação da circulação de trens, deixou ruas alagadas, e causou um desabamento na região do ABC Paulista.
De acordo com a Defesa Civil, equipes foram acionadas em Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo para atuar nas áreas de risco.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que, por motivo de alagamento na via, os trens da Linha 10-Turquesa não circularam entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá por horas.
Para atender os passageiros no trecho interrompido, foram solicitados 30 ônibus do sistema Paese. Contudo, as plataformas ficam com milhares de pessoas à espera pelo transporte.
O Metrô informou que implementou velocidade reduzida e aumentou o tempo de parada dos trens na Linha 2-Verde devido ao alagamento na Linha 10-Turquesa da CPTM.
“A medida visa evitar a superlotação da estação Tamanduateí. Equipes do Centro de Controle acompanham a situação em tempo real”, afirmou.
Em Santo André, ruas ficaram alagadas. Vídeos mostram enchentes na Vila Pires e na Avenida dos Estados. Dezenas de carros ficaram submersos, motociclistas ilhados e um caminhão tombou na Avenida Queiroz dos Santos
Em nota, a Defesa Civil informou que, por volta das 14h, ocorreu uma chuva de grande intensidade, acompanhada por rajadas de vento, ocasionando o alagamento da Avenida dos Estados, o transbordamento do Córrego Guarara e do Rio Tamanduateí.
Na cidade, a Enel informou que quase 25 mil clientes ficaram sem energia, o que representa 6,72% dos imóveis de Santo André. Já em São Paulo são 42.137 clientes em energia, e Jandira 3.668.
A Defensoria Pública informou que a unidade de Santo André foi atingida pela chuva e, por conta disso, os atendimentos presenciais serão suspensos nesta terça-feira (1º). Os atendimentos online permanecem.
“No dia 1º, a suspensão é total, tanto para atendimentos presenciais quanto para os online. Já no dia 2, serão mantidos os atendimentos online agendados. A nossa equipe está entrando em contato com as pessoas com atendimento marcado para fazer o reagendamento”, informou o órgão.
Em Mauá, uma casa desabou no Jardim Zaira. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para o atendimento da ocorrência. Até a última atualização da reportagem, não havia informação sobre vítimas.
A cidade Mauá registrou, por volta das 14h35, chuva de forte intensidade acompanhada por rajadas de vento, causando diversos pontos de alagamento, queda de árvores e transbordamento do rio Corumbé, informou a Defesa Civil.
Até 16h havia chovido 131mm em Mauá, 84mm em Santo André e 52 mm em São Bernardo do Campo.
Tribuna Livre, com informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo









