10/11/2025

Agentes de segurança pública criticam na Câmara ação para reduzir letalidade nas favelas

Foto: Ramagem (E): "Quero propor que o que acontece no Rio seja tratado como narcoterrorismo"

O STF retoma amanhã análise da ação; Comissão de Segurança Pública participa do processo

Em audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (2), agentes de segurança pública endureceram as críticas à chamada “ADPF das Favelas”. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635 foi proposta em 2019 pelo PSB e ONGs ligadas aos direitos humanos para conter a letalidade policial nas favelas do Rio de Janeiro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) a acatou parcialmente, proibiu operações policiais durante a pandemia de Covid-19 e estabeleceu condições especiais para novas ações no pós-pandemia. A retomada da análise do tema no STF está prevista para esta quinta-feira (3) e a Comissão de Segurança Pública da Câmara deve atuar como “amicus curiae”, ou seja, com a função de prestar informações no processo.

Para o secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, a ADPF parte de premissas falsas e tem viés ideológico. “No Rio de Janeiro, hoje, nós temos quase 1.900 comunidades urbanas ou favelas. Só no município do Rio de Janeiro são 813. Quando nós fomos pesquisar o número de operações que as polícias realizaram, a gente verifica que a letalidade é muito baixa”, afirmou.

Os agentes de segurança pública disseram que a ADPF 635 “não proíbe, mas dificulta” as operações policiais, com reflexo no aumento da criminalidade do estado, como disse o major Leonardo de Araújo, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o BOPE. “E quais são as consequências da ADPF? Primeiro, o Rio de Janeiro se tornou de fato uma escola do crime. Segundo, aumento dos confrontos armados”, disse.

Delegado da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fabrício Oliveira citou aumento dos riscos aos policiais diante da escalada de violência e da guerra entre traficantes e milicianos por novos territórios no estado. “Com o advento da ADPF, criminosos aqui utilizam táticas de guerrilha, barricadas e seteiras, coquetel molotov, treinamento militar, explosivos improvisados, passaram a se posicionar cada vez mais em regiões de mata, utilizam fogo em veículos e talvez a prática mais odiosa, que é utilizar a população civil como escudo humano”, apontou.

Organizador do debate, o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ) citou ações em curso na Câmara. “Nós estamos trabalhando aqui no Congresso Nacional com diversas medidas, com menos facilitação de progressão de regime desses condenados de alta periculosidade, mais rigor na lei penal, reformulando toda essa famigerada audiência de custódia. Nós queremos propor aqui a possibilidade de que o que acontece no Rio de Janeiro ser tratado como narcoterrorismo”.

A audiência na Comissão de Segurança Pública também contou com representantes de entidades que entregaram uma carta ao STF pedindo a derrubada da “ADPF das Favelas”. Procurador no Ministério Público do Rio de Janeiro, Marcelo Rocha Monteiro criticou o “ativismo judicial”.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro

Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica

A tensão política em Santa Catarina reverberou em São Paulo, desencadeando uma série de reações e críticas que envolvem membros da família Bolsonaro e figuras públicas. O foco da controvérsia se iniciou após uma discussão entre a deputada estadual Ana Campagnolo e Carlos Bolsonaro, e ganhou novos contornos com a

Leia mais...

Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos

O mundo do basquete perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas. Leonard Randolph Wilkens, conhecido mundialmente como Lenny Wilkens, faleceu aos 88 anos em Washington, no último domingo. A lenda da NBA, imortalizada no Hall da Fama tanto como jogador (1989) quanto como treinador (1998), deixa um legado marcante no

Leia mais...

Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Um marco na medicina foi alcançado com a realização da primeira cirurgia remota de Acidente Vascular Cerebral (AVC) utilizando um robô. A inovação, liderada por pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, consistiu em uma trombectomia remota, procedimento que visa remover coágulos sanguíneos do cérebro. A cirurgia experimental foi executada

Leia mais...

Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30

Mais de 30 mil pessoas, representando movimentos sociais de diversas partes do mundo, convergirão para a Cúpula dos Povos, evento paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro tem como objetivo central pressionar líderes globais por ações concretas e ambiciosas no combate à crise climática.

Leia mais...

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.