11/11/2025

‘Não cogito retirar assinatura’, diz senador petista que apoia CPMI do INSS.

Reprodução

Eu tenho a minha consciência muito tranquila, a plena convicção do que eu fiz, e não cogito a hipótese de retirar a assinatura.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), petista aliado ao presidente Lula (PT) que assinou a instauração da CPMI do INSS, disse ter a consciência tranquila e que não cogita a possibilidade de retirar a sua assinatura. A declaração ocorreu durante entrevista ao UOL News, do Canal UOL

Eu tenho a minha consciência muito tranquila, a plena convicção do que eu fiz, e não cogito a hipótese de retirar a assinatura.

Fabiano Contarato, senador.

No início de maio, a oposição protocolou no Congresso um pedido de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para investigar fraudes no INSS na gestão Lula. A proposta foi assinada por pelo menos 36 senadores e 223 deputados federais. Ainda não há prazo, no entanto, para instalação do colegiado.

Um dos que assinaram foi o senador Fabiano Contarato. Nos bastidores, o Planalto não escondeu o descontentamento e reclamou que nada foi combinado com “este lado da rua”, segundo apuração feita pela reportagem do UOL.

Ao Canal UOL, o senador garantiu ainda que não foi pressionado por ninguém do governo.

Eu acho que a gente tem que partir da premissa de que estamos lidando com pessoas idosas, e uma das funções do legislativo é a fiscalizadora. Acho que uma CPMI não vai prejudicar em nada a atuação do trabalho do executivo. São funções diferentes que se complementam e que podem trazer outros elementos que podem corroborar, doa a quem doer.

Eu não recebi pressão em absolutamente em nada. Eu fiz a assinatura [para a instauração da CPMI] por livre convencimento, como um delegado de polícia que eu sou, sabendo qual é o papel do executivo e do legislativo.

Fabiano Contarato, senador.

Contarato disse também que não almeja nenhum cargo na comissão.

Eu assinei por livre convencimento e não almejo nada [nenhum cargo dentro da comissão.

Eu quero contribuir assim como eu contribuí com a CPI da Covid, onde eu nem membro era. Eu quero agir com responsabilidade e honestidade com as pessoas que mais precisam, que são a população mais pobre, aposentados e pensionistas.

Fabiano Contarato, senador.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Leia também
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro

Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica

A tensão política em Santa Catarina reverberou em São Paulo, desencadeando uma série de reações e críticas que envolvem membros da família Bolsonaro e figuras públicas. O foco da controvérsia se iniciou após uma discussão entre a deputada estadual Ana Campagnolo e Carlos Bolsonaro, e ganhou novos contornos com a

Leia mais...

Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos

O mundo do basquete perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas. Leonard Randolph Wilkens, conhecido mundialmente como Lenny Wilkens, faleceu aos 88 anos em Washington, no último domingo. A lenda da NBA, imortalizada no Hall da Fama tanto como jogador (1989) quanto como treinador (1998), deixa um legado marcante no

Leia mais...

Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Um marco na medicina foi alcançado com a realização da primeira cirurgia remota de Acidente Vascular Cerebral (AVC) utilizando um robô. A inovação, liderada por pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, consistiu em uma trombectomia remota, procedimento que visa remover coágulos sanguíneos do cérebro. A cirurgia experimental foi executada

Leia mais...

Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30

Mais de 30 mil pessoas, representando movimentos sociais de diversas partes do mundo, convergirão para a Cúpula dos Povos, evento paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro tem como objetivo central pressionar líderes globais por ações concretas e ambiciosas no combate à crise climática.

Leia mais...

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.