13/11/2025

Governo federal relança programa para reduzir filas do SUS

O lançamento ocorreu no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Programa Agora tem Especialista é uma nova versão do Mais Acesso a Especialistas, que não teve o efeito esperado pelo presidente Lula

O governo federal lançou nesta sexta-feira (30/5) o programa Agora Tem Especialista, que visa reduzir o tempo de espera para o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo cirurgias, exames e consultas com médicos especialistas. O lançamento ocorreu no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O programa é uma repaginação do Mais Acesso a Especialistas, lançado no ano passado, que não atingiu o resultado desejado. A falta de entrega foi um dos motivos para a demissão da então ministra Nísia Trindade.

“Hoje estamos dando mais um passo para dar conta de uma coisa que é obsessão do senhor. A dificuldade que a população brasileira tem – isso não é só um problema do Brasil, é um problema do mundo, mas se agravou ainda mais no nosso país – de garantir o atendimento especializado”, declarou Padilha a Lula, ao iniciar seu discurso.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 370 mil mortes por ano na saúde pública e privada ocorrem pelo atraso no diagnóstico. Além disso, há um deficit na realização de exames. Por exemplo, o Brasil precisa ampliar em 67% a realização de biópsias para câncer de mama.

A proposta inclui uma série de mudanças, como o credenciamento de mais hospitais e clínicas para atender pelo SUS, e o abatimento das dívidas das instituições de saúde em troca de atendimentos para a saúde pública. Serão prioritárias as áreas de: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, e otorrinolaringologia.

A estrutura pública de saúde também será ampliada, segundo Padilha, com o objetivo de aumentar em 30% a capacidade das redes municipais e estaduais. A ampliação receberá recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção e reforma de policlínicas, hospitais, centros cirúrgicos e compras de equipamentos.

Carretas vão levar atendimento com especialistas

Em outra frente, o governo federal também vai iniciar o atendimento com especialistas em 150 carretas, que vão percorrer o país, além de mutirões visando reduzir o tempo de espera nas filas do SUS. Também será ampliada a oferta de atendimento em telessaúde.

Outro foco do programa é o combate ao câncer. O governo vai adquirir 121 aceleradores lineares, utilizados no tratamento da doença, até 2026, e entregou seis aparelhos do tipo hoje para hospitais e São Paulo (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP), Curitiba (PR), Andaraí (RJ) e Teresina (PI).

Tribuna Livre, com informações da Secom/PR

Leia também
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado

Polícia Federal indicia empresário do ramo de joias e outras 17 pessoas por suspeita de envolvimento com facções criminosas. Entre os indiciados, figura o empresário TH Joias, conhecido por sua proximidade com figuras políticas. A investigação, que durou meses, revelou um esquema complexo de lavagem de dinheiro e outros crimes,

Leia mais...

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.