13/11/2025

Passaporte de Carla Zambelli foi apreendido em 2023, mas liberado novamente pelo STF

Deputada Carla Zambelli (PL-SP) — Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Deputada deixou o país nesta terça (3), dias após ser condenada a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do CNJ. Ela ainda é ré por episódio com arma nas ruas de SP, na véspera da eleição.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chegou a ter o passaporte apreendido em meio às investigações sobre a invasão dos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça – processo no qual foi condenada no Supremo Tribunal Federal.

A retenção do documento ocorreu em agosto de 2023 e foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. Mas, o passaporte acabou devolvido e, portanto, Zambelli não teria restrição para deixar o país.

A saída do país, no entanto, pode levar o Supremo a tomar alguma medida – como a imposição de novas medidas cautelares, incluindo uma nova retenção de passaporte.

A Procuradoria-Geral da República também pode pedir a prisão da parlamentar.

Em abril, Moraes atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e determinou a prisão de Leonardo Rodrigues, conhecido como Léo Índio, que é primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi para a Argentina após virar réu no Supremo pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

O advogado de Zambelli, Daniel Bialski, afirmou que apenas foi informado da ida ao exterior pela assessoria da parlamentar. “Fui apenas comunicado pela deputada que estaria fora do Brasil para dar continuidade a um tratamento de saúde. Detalhes maiores devem ser requisitados a assessoria da deputada”, disse.

Tribuna Livre, com informações da Agência O Globo

Leia também
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado

Polícia Federal indicia empresário do ramo de joias e outras 17 pessoas por suspeita de envolvimento com facções criminosas. Entre os indiciados, figura o empresário TH Joias, conhecido por sua proximidade com figuras políticas. A investigação, que durou meses, revelou um esquema complexo de lavagem de dinheiro e outros crimes,

Leia mais...

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.