14/11/2025

Zambelli reage à ordem de prisão de Moraes: “Ilegal e autoritária”

"Nossa Constituição é clara: um deputado federal só pode ser preso em flagrante e por crime inafiançável. Nada disso ocorreu", alega parlamentar - (crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Deputada deixou o país após condenação pelo STF. Ministro determinou prisão, bloqueio de contas e inclusão na lista vermelha da Interpol 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) disse, nesta quarta-feira (4/6), que a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela sua prisão preventiva é “ilegal, inconstitucional e autoritária”. A parlamentar deixou o país após ser condenada pela Corte e está nos Estados Unidos. Ela disse que pretende seguir para a Itália.

“A decisão que determina minha prisão é ilegal, inconstitucional e autoritária. Nossa Constituição é clara: um deputado federal só pode ser preso em flagrante e por crime inafiançável. Nada disso ocorreu”, disse Zambelli por meio de nota.

Moraes ordenou hoje a prisão imediata da deputada e a inclusão do nome dela pela Polícia Federal na lista vermelha da Interpol. “Lamentavelmente, o intuito criminoso de Carla Zambelli permanece ativo e reiterado, insistindo a condenada — mesmo que de modo atabalhoado e confuso — na divulgação de notícias fraudulentas, no ataque à lisura das eleições e nas agressões ao Poder Judiciário”, escreveu.

O magistrado também ordenou o bloqueio dos passaportes, incluindo o passaporte diplomático que ela obteve por ser deputada; suspensão de salários e outras verbas, bens, ativos e contas bancárias, incluindo pix; bloqueio de veículos eventualmente em nome dela; bloqueio dos canais e perfis em redes sociais; além de multa diária de R$ 50 mil contra a deputada por postagens que “reiterem as condutas criminosas”.

“O ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio da conta de Instagram do meu filho, João Zambelli, um jovem de apenas 17 anos que está iniciando sua trajetória na vida pública. Com isso, não atacou apenas a deputada ou a cidadã Carla Zambelli. Ele atacou uma mãe”, alegou Zambelli.

Deputada condenada

No mês passado, Zambelli foi condenada por unanimidade pela Primeira Turma do STF pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os ministros definiram 10 anos de prisão para a parlamentar, além da perda de mandato, inelegibilidade e pagamento de multa.

Segundo a investigação, os réus teriam invadido seis sistemas do Judiciário por 13 vezes. Eles inseriram 16 documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra Alexandre de Moraes e ordens para quebra de sigilo bancário e bloqueio de bens do magistrado. A PGR atribuiu 10 crimes à parlamentar, suspeita de ser a mandante das ações criminosas.

Ontem (3), Zambelli informou publicamente que deixou o Brasil e está nos Estados Unidos, com planos de seguir para a Europa.

Apesar de a parlamentar ter cidadania italiana, o Brasil mantém acordo de cooperação jurídica em matéria penal com a Itália. Por esse motivo, caso o STF acate o pedido da PGR, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deverá contatar as autoridades estrangeiras para, conforme o acordo entre os países e a legislação italiana, solicitar o cumprimento da decisão na Itália.

“Eles vão tentar me prender na Itália, mas eu não temo, porque sou cidadã italiana e lá eu sou intocável, a não ser que a justiça italiana me prenda”, desafiou, em entrevista à CNN Brasil. “Se tenho passaporte italiano, eles podem colocar a Interpol atrás de mim, mas não me tiram da Itália. Não há o que possam fazer para me extraditar de um país que eu sou cidadã.”

Ao tomar conhecimento da situação, o então advogado de defesa da deputada, Daniel Bialski, deixou o caso. “Por motivo de foro íntimo, estou deixando a defesa da deputada”, declarou.

Tribuna Livre, com declarações da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Prefeitura de Valparaíso de Goiás dá início às obras dos Condomínios São Francisco I, II e III

Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás lança, nesta sexta-feira (14), às 15h30,

Leia mais...

Em 2032, chuva de meteoros rara pode iluminar os céus terrestres

O ano de 2032 poderá ser palco de um evento astronômico singular. O asteroide 2024 YR4, uma rocha espacial com aproximadamente 60 metros de diâmetro, capturou a atenção de astrônomos no ano anterior devido a uma, inicialmente considerada, pequena possibilidade de colisão com a Terra. Embora os cálculos mais recentes

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.