15/11/2025

Sessão da Câmara é encerrada por tumulto e Haddad sai sob gritos de “fujão”

Ministro disse que deputados do PL fizeram "molecagem" ao elaborar perguntas e deixar comissão - (crédito: Renato Araújo/Câmara)

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação dispensou o ministro da Fazenda depois de uma confusão iniciada por deputados do PL

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), Rogério Correia (PT-MG), encerrou a sessão desta quarta-feira (11/6), que contou com a participação do ministro Fernando Haddad (Fazenda), depois que deputados do PL iniciaram um tumulto em resposta a uma crítica feita pelo chefe da Fazenda.

O ministro havia dito que os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carlos Jordy (PL-RJ) fizeram “molecagem” ao elaborar perguntas na sessão e depois deixar o plenário sem ouvir as respostas. “Agora aparecem aí dois deputados, fazem as perguntas e fogem dos debates. (…) É um pouco de molecagem, isso não é bom para a democracia”, comentou Haddad.

Nikolas, que já tinha usado a palavra, pediu uma questão de ordem para pedir das notas taquigráficas as falas do titular da Fazenda. O deputado, no entanto, teve o microfone cortado porque não especificou em qual artigo do regimento interno se baseava seu pedido — o que é obrigatório em questões de ordem.

Nikolas comentou sobre o episódio em vídeo postado no X (antigo Twitter):

Mesmo com o som cortado, o parlamentar continuou a falar em voz alta, sendo seguido por outros deputados do PL, que passaram a discutir com o presidente e com outros deputados governistas. Ele foi, então, cercado por parlamentares da oposição e alinhados ao governo.

O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), pediu a Rogério Correia que encerrasse a sessão, que atendeu o pedido e dispensou Haddad. O ministro deixou o plenário da comissão sob gritos de “fujão” entoados por deputados do PL.

Logo depois do encerramento, deputados da oposição passaram a criticar a postura do ministro na sessão. “O que vimos foi um ministro descompensado, isolado e hostil. Haddad perdeu totalmente as condições de continuar no cargo”, disse o líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS).

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram

A busca por um uso mais consciente do Instagram é crescente. A plataforma, conhecida por seus conteúdos personalizados, vídeos envolventes e a famosa rolagem infinita, pode facilmente consumir horas do dia sem que o usuário perceba. No entanto, existem estratégias simples e recursos nativos que possibilitam retomar o controle e

Leia mais...

Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Universidade de Brasília (UnB) uniram forças em um diálogo promissor, visando aprofundar a cooperação institucional em prol da pauta vitimária. O encontro, realizado na reitoria da UnB, sinaliza um esforço conjunto para aprimorar o atendimento e fortalecer os direitos

Leia mais...

Jogos assustadores: oito títulos de terror chegando em 2026

O ano de 2026 promete ser um marco para os fãs de jogos de terror, com uma seleção diversificada de títulos que abrangem desde remakes de clássicos até novas propriedades intelectuais com potencial para redefinir o gênero. Prepare-se para uma onda de sustos, atmosferas densas e produções de alta qualidade.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.