18/11/2025

PL entrega defesa de Carla Zambelli à CCJ da Câmara

Na foto, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante; o advogado de Carla Zambelli no Brasil, Fabio Pagnozzi; e o filho da parlamentar, João Zambelli - (crédito: Israel Medeiros/CB/D.A Press)

Comissão vai analisar a cassação do mandato da deputada, que tem mandado de prisão em aberto e está na Itália

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), entregou na tarde desta quarta-feira (2/7) a defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que vai analisar a perda do mandato da parlamentar. Sóstenes estava acompanhado do advogado de Zambelli, Fabio Pagnozzi, e de deputados da oposição.

“Diferentemente do que em alguns momentos alguns pensaram, nosso partido tem estado ao lado da nossa guerreira e soldado Carla Zambelli neste momento em que ela atravessa. (…) O PL estará ao lado de todos os seus soldados, por mais feridos que eles estejam”, disse Sóstenes Cavalcante.

O advogado Fabio Pagnozzi explicou que a peça apresentada à CCJ argumenta que a deputada não teve acesso à ampla defesa e ao contraditório no processo que a condenou no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também argumentou que há uma invasão de competências por parte do Judiciário no Legislativo ao determinar a cassação.

“A partir do momento que um Poder manda outro Poder cassar os seus, a gente entra numa seara de desequilíbrio entre os Poderes. Eu espero que a CCJ faça o seu trabalho com muita maestria e que a deputada tenha um julgamento justo nessa causa”, afirmou.

Pagnozzi disse, ainda, que um eventual retorno da deputada ao país dependerá do andamento do processo tanto no Brasil quanto na Itália. “A gente depende tanto do processo do Brasil quanto do processo da Itália para decidir se a Carla volta ou não, mas obviamente a vontade dela é que ela venha para o Brasil e continue aqui como deputada”, pontuou Pagnozzi.

Foragida

A deputada está foragida desde o início de junho, quando revelou que havia deixado o Brasil rumo à Itália. O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu um mandado de prisão e, posteriormente, um pedido de extradição, acompanhado da inclusão da deputada na lista de difusão vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

Fabio Pagnozzi negou, no entanto, que o nome da deputada tenha sido de fato incluído na difusão vermelha da Interpol, já que ela não aparece na lista pública no site oficial. O próprio governo italiano, no entanto, confirmou a inclusão quando explicou, em uma sessão do parlamento da Itália, como a brasileira entrou no país.

Segundo a subsecretária do Interior, Wanda Ferro, Zambelli entrou no país em 5 de junho às 11h40 (horário local), mas os serviços de segurança do país só foram notificados pela Interpol depois das 16h.

“O intervalo temporal entre a chegada da senhora Zambelli e a difusão da notificação da Interpol não permitiu às autoridades de polícia de fronteira italiana proceder à prisão, pois no momento do controle resultava sem antecedentes policiais no território nacional e sem evidências desfavoráveis encontradas”, disse Wanda Ferro.

Questionado por jornalistas sobre a informação improcedente, Pagnozzi respondeu: “Bom, aí se nem todos aparecem, eu não consigo saber se isso é oficial ou não. Porque se tem alguns na lista (pública) da Interpol e outros não e ela é pública, é muito estranho”, argumentou.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

A crescente demanda por viagens aéreas, que pode quase dobrar até 2040, impõe desafios significativos para a redução das emissões de carbono, já que a aviação é responsável por 2,5% das emissões globais. A busca por alternativas ao querosene tradicional tornou-se uma prioridade urgente para o setor. O combustível de

Leia mais...

Exxon mobil mira exploração de petróleo na foz do amazonas

A Exxon Mobil demonstra forte interesse na exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, aguardando o desenvolvimento da infraestrutura necessária pela Petrobras e a subsequente licitação de áreas. A informação foi divulgada por um alto executivo da SBM Offshore, empresa que atua como parceira de grandes companhias petrolíferas.

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações acontecem em cidades como Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Goiânia e Aparecida de Goiânia, com trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do

Leia mais...

Parceria garante atendimento educacional a custodiados do DF

Serviço inédito no país vai acompanhar pessoas em cumprimento de pena no sistema prisional nas escolas da Secretaria de Educação do DF A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF) firmaram uma parceria inédita para ampliar o acesso à educação de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.