23/11/2025

Trump diz que fará ‘grande anúncio’ sobre a Rússia

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala à imprensa antes de embarcar no Marine One no gramado sul da Casa Branca, em Washington, D.C., em 11 de julho de 2025 - (crédito: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP)O presidente dos EUA, Donald Trump, fala à imprensa antes de embarcar no Marine One no gramado sul da Casa Branca, em Washington, D.C., em 11 de julho de 2025 - (crédito: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP)

O presidente republicano anunciou no domingo (13/7) que os Estados Unidos enviarão sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta segunda-feira (14) o secretário-geral da Otan e avisou que fará um “anúncio de grande magnitude” sobre a Rússia, no momento em que os republicanos preparam o caminho no Senado para aplicar sanções contundentes contra Moscou.

Trump iniciou o segundo mandato com a promessa de acabar rapidamente com o conflito na Ucrânia, mas nas últimas semanas expressou sua crescente frustração com o presidente russo, Vladimir Putin, e no domingo insinuou que está disposto a endurecer as sanções contra a Rússia.

O presidente republicano anunciou no domingo que os Estados Unidos enviarão sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia, apesar de ter afirmado há apenas duas semanas que Washington suspenderia o fornecimento de armas a Kiev.

“Enviaremos os Patriot, que eles precisam desesperadamente”, disse Trump, sem especificar quantas unidades serão enviadas à Ucrânia, que enfrenta a intensificação da ofensiva russa iniciada em 2022.

Trump afirmou que os Estados Unidos não pagarão pelos envios. “Será um negócio para nós”, disse.

Trump se reunirá durante a manhã no Salão Oval com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

O chefe da Otan permanecerá em Washington até terça-feira e também se reunirá com o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, e o secretário de Estado, Marco Rubio.

Ao mesmo tempo, o enviado especial dos Estados Unidos, Keith Kellogg, chegou nesta segunda-feira a Kiev.

Trump reiterou no domingo que está “decepcionado” com Putin. “Putin realmente surpreendeu muita gente. Ele fala bonito e depois bombardeia todo mundo à noite”, disse o americano.

No início de seu segundo mandato em janeiro, Trump afirmou que era possível trabalhar com o presidente russo para acabar rapidamente com a guerra, mas há meses a Rússia resiste ao cessar-fogo desejado pelos Estados Unidos.

Antes da reunião com Rutte, Trump insinuou que pode impor sanções a Moscou, uma medida que conta com apoio no Legislativo. “Veremos o que acontece amanhã”, declarou.

Lei bipartidária

No Congresso, os senadores americanos preparam uma lei bipartidária que permitiria a Trump aplicar sanções “contundentes” contra a Rússia.

A lei permitiria ao presidente “ir atrás da economia de Putin e de todos os países que sustentam a máquina de guerra de Putin”, declarou o senador republicano Lindsey Graham ao canal CBS.

“O pacote legislativo que estamos analisando daria ao presidente Trump a capacidade de impor tarifas de 500% a qualquer país que ajude a Rússia”, explicou Graham, observando que poderiam ser incluídos países que compram produtos russos, como China, Índia e Brasil.

“Este é verdadeiramente um martelo disponível para o presidente Trump acabar com a guerra”, acrescentou o influente senador.

Graham e o senador democrata Richard Blumenthal também se reunirão com o secretário-geral da Otan nesta segunda-feira.

Blumenthal declarou à rede CBS que, durante o encontro, abordarão a complicada operação jurídica para desbloquear os ativos russos que estão congelados na Europa e nos Estados Unidos, para que a Ucrânia possa ser beneficiada.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, declarou que o projeto legislativo “é exatamente o tipo de apoio que pode aproximar a paz e fazer com que a diplomacia não seja vazia”.

A ofensiva russa contra a Ucrânia se tornou mais intensa nas últimas semanas, coincidindo com o impasse das negociações promovidas pelos Estados Unidos para conter os combates.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Leia também
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido
lista-destaque-11
Comece a economizar: 5 produtos com desconto antes da black friday
money-larry-page-sergey-brin-google-1200x675-1
Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
cloudflare-1-1200x675-1
Comissária virtual da qatar airways cativa com inteligência artificial

Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas

Trocar de roteador ao adquirir um plano de internet mais rápido ou um modelo mais moderno é comum, mas descartar o antigo pode ser um desperdício de recursos e gerar impacto ambiental. Roteadores mais antigos ainda possuem componentes reaproveitáveis, como portas Ethernet, memória e capacidade de processamento, que podem ser

Leia mais...

Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais

Em um mundo onde a tecnologia redefine os limites das relações humanas, uma mulher de 32 anos, identificada como Sra. Kano, surpreendeu ao formalizar um compromisso com seu companheiro virtual, um chatbot baseado em inteligência artificial (IA). O caso, que ganhou notoriedade, levanta questões profundas sobre o futuro da intimidade

Leia mais...

Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?

A melatonina, popularizada como auxílio para o sono, teve sua comercialização facilitada no Brasil em outubro de 2021, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizou como suplemento alimentar sem necessidade de receita médica. Esse acesso facilitado impulsionou seu consumo, mas recentes notícias levantaram preocupações sobre seus efeitos

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.