21/11/2025

STF mantém prisão domiciliar de Chiquinho Brazão após explicações da defesa

Brazão está em prisão domiciliar desde abril, devido a condições de saúde como doença arterial coronariana crônica, diabetes e hipertensão - (crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Alexandre de Moraes considerou plausíveis as justificativas para violações no monitoramento eletrônico e alertou para possível prisão preventiva em caso de nova infração

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão domiciliar do ex-deputado federal Chiquinho Brazão. A medida foi tomada após a defesa apresentar justificativas sobre supostas violações no uso da tornozeleira eletrônica entre os dias 2 e 4 de julho.

Relator da ação penal que acusa Brazão de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, Moraes solicitou esclarecimentos após a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro relatar quatro episódios de descumprimento das condições impostas. Segundo o órgão, o monitoramento indicou que Brazão teria ultrapassado os limites de circulação permitidos.

Em resposta, os advogados do ex-deputado alegaram que duas das violações ocorreram por falhas técnicas no sistema, com perda de sinal de GPS, enquanto as outras duas estariam relacionadas a consultas médicas previamente autorizadas pelo próprio ministro.

Diante das explicações, Moraes decidiu não converter a prisão domiciliar em preventiva, mas alertou para a possibilidade de revisão da medida em caso de novos descumprimentos. “Deixo de converter a prisão domiciliar em prisão preventiva, advertindo ao réu que, em caso de descumprimento das condições impostas, possível a decretação da prisão preventiva”, escreveu.

Brazão está em prisão domiciliar desde abril, devido a condições de saúde como doença arterial coronariana crônica, diabetes e hipertensão. Ele está proibido de conceder entrevistas, usar redes sociais, receber visitas e manter contato com outros investigados. Alexandre de Moraes considerou o caso uma “situação excepcional”, justificando a chamada “prisão domiciliar humanitária”.

Além de Chiquinho Brazão, são réus no STF pelo assassinato de Marielle o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio, o delegado Rivaldo Barbosa, o major Ronald Paulo Pereira e o policial militar Robson Calixto Fonseca. O processo está em fase final de tramitação e pode ser julgado ainda neste segundo semestre.

Tribuna Livre, com informações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Leia também
DF oficializa Comissão Provisória e Arruda exalta GIM: “O cair é do homem, o levantar é de Deus”
Avante/DF oficializa Comissão Provisória e Arruda exalta GIM: “O cair é do homem, o levantar é de Deus”
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Avanço tecnológico: saúde humana em risco?

O ritmo acelerado da industrialização e o avanço tecnológico sem precedentes podem estar colocando em xeque a saúde da espécie humana. Essa é a premissa central de um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Zurique, que investigaram se as rápidas transformações do mundo moderno estariam comprometendo a aptidão

Leia mais...

Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros

Brasil vê alívio na economia com o fim de tarifas impostas anteriormente. O governo anunciou a suspensão das tarifas adicionais de 40% que impactavam a importação de diversos produtos brasileiros no mercado americano. A medida, que entra em vigor imediatamente, abrange uma vasta gama de itens, incluindo carne bovina, café,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.