21/11/2025

Gasolina com 30% de etanol reduz dependência externa, ajuda na descarbonização e beneficia consumidores

Pistola de gasolina em posto de combustíveis, em Brasília 07/03/2022 REUTERS/Adriano Machado (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Nova mistura com 30% de etanol promete reduzir a dependência externa, estimular o setor sucroenergético e contribuir para a descarbonização do transporte

A partir de 1º de agosto, entra em vigor no Brasil a mistura obrigatória de 30% de etanol anidro à gasolina, conhecida como E30. A iniciativa integra o escopo da Lei do Combustível do Futuro e tem como objetivos centrais reduzir a dependência externa de derivados do petróleo, estimular o setor sucroenergético e contribuir para a descarbonização do transporte.

Estimativas do Ministério de Minas e Energia (MME) apontam para a substituição de até 1,36 bilhão de litros de gasolina A por ano, dos quais cerca de 760 milhões de litros deixarão de ser importados. Com isso, o Brasil pode se tornar exportador líquido de gasolina, com excedente estimado em 565 milhões de litros.

Impacto imediato nas importações e nos preços – Segundo a consultoria Argus, com base em dados fornecidos por importadores, a redução nas compras externas pode chegar a 125 mil m³ mensais já nos primeiros meses de vigência da nova regra. Apenas no primeiro semestre de 2025, o Brasil importou cerca de 1,04 milhão de m³ de gasolina, uma queda de 12% em comparação ao mesmo período de 2024, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“A partir de agosto já devemos observar uma diminuição dos volumes, pois importadores se afastaram das negociações ao longo de julho. Além da menor necessidade, a atual janela de arbitragem também está pouco favorável para a importação”, explicou Gabrielle Moreira, especialista em combustíveis da Argus.

Em nota oficial, o MME destacou os impactos positivos da medida: “além de reduzir a dependência do Brasil em relação à gasolina importada, a medida deve baixar o preço da gasolina para o consumidor e gerar impactos positivos sobre a inflação. Também estimula o consumo de etanol, reduz as emissões do setor de transporte e amplia investimentos na cadeia produtiva da cana-de-açúcar e do etanol”.

Setor automotivo aprova a mudança – A nova mistura só foi autorizada após uma série de testes coordenados pelo MME e conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. A viabilidade técnica foi comprovada tanto para veículos leves quanto para motocicletas movidas exclusivamente a gasolina.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) participou do processo de avaliação e considerou os resultados satisfatórios. Segundo Gilberto Martins, diretor de Assuntos Regulatórios da entidade, “a adoção do E30 é considerada uma medida relevante no processo de transição energética. O etanol já é uma solução consolidada no Brasil, com reconhecidos benefícios ambientais, especialmente na redução das emissões de CO₂ ao longo de seu ciclo produtivo”.

Martins também destacou a vantagem tecnológica do país: “o Brasil já dispõe de infraestrutura de distribuição e reabastecimento, e a tecnologia flex — capaz de usar 100% de etanol — é uma aliada nesse processo”.

Sobre uma possível elevação para 35% de mistura, como autorizado por lei, a Anfavea defende que novos testes sejam realizados para avaliar a segurança e a compatibilidade com os motores em uso e em desenvolvimento.

Produção nacional de etanol deve atender à nova demanda – O impacto positivo no setor produtivo também é reconhecido por representantes da bioenergia. Segundo Hugo Cagno Filho, presidente da União Nacional da Bioenergia (UDOP), o setor está preparado para suprir o aumento da demanda: “grande parte da demanda por etanol anidro, decorrente do aumento na mistura, será suprida pela pujante indústria do etanol de milho, cuja produção cresce ano após ano. Além disso, as próprias usinas de etanol de cana-de-açúcar têm margem para ampliar a produção de anidro sem necessidade de expandir os canaviais”.

Ainda assim, Cagno pondera que é cedo para afirmar que o E30 vá estimular novos investimentos nas usinas. A atual capacidade é considerada suficiente para atender ao aumento de até 900 milhões de litros nesta safra.

Possível alta no etanol hidratado e cenário climático adverso – Apesar da expectativa positiva, o mercado deve enfrentar instabilidades no curto prazo. Gabrielle Moreira, da Argus, alerta para os possíveis efeitos da readequação da produção: “a maior necessidade de matéria-prima destinada ao anidro tende a elevar os preços do etanol hidratado. Isso ocorre em uma safra atrasada, marcada por menor quantidade de cana bisada e chuvas que prejudicaram a moagem entre abril e maio”.

Luciano Rodrigues, diretor de inteligência setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), reforçou a prontidão do setor: “o setor já tem capacidade instalada para atender esse volume, considerando a produção de etanol de cana e de milho, além de novas unidades em construção e as previsões de ampliações futuras. Somente a expansão do etanol de milho já compensaria esse aumento inicial da demanda”.

A adoção do E30 marca mais um passo da política energética brasileira em direção à descarbonização e à autossuficiência, fortalecendo a cadeia do etanol e reduzindo pressões externas sobre o mercado de combustíveis.

Tribuna Livre, com informações do Ministério de Minas e Energia (MME)

Leia também
f1280x720-163092_294767_5050
Por que ronnie lessa será transferido de presídio federal de segurança máxima
image-400-e10b8d3a2e666a59aa3730e5003d6474
Tjdft reconhece iniciativas contra violência de gênero em escolas do df
f1280x720-163066_294741_575
Esse é o pico mais alto do brasil com vista deslumbrante e quase ninguém conhece
logoMPDFT-9
Ministério público do df debate inovação em políticas públicas
logo2-2
Página do pró-saúde apresenta linha do tempo detalhada do programa
f1280x720-162560_294235_5050-1
Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel
logoMPDFT-8
Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro
image-400-615b481018ac08de1918bdf0c346a5df
Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público
f1280x720-162969_294644_5050
Esta cidade no litoral paulista pode desaparecer completamente nos próximos anos
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft

Reforma do Campo Sintético do Alvorada Ganha Impulso no Gama

Após anos de reivindicação, obra é viabilizada com recursos da deputada Jaqueline Silva e parceria entre Novacap, Ibram e Governo do Distrito Federal. A reforma do campo sintético do Alvorada, no Gama, começa a se tornar realidade após anos de reivindicação da comunidade. A necessidade de revitalização do espaço era

Leia mais...

Avanço tecnológico: saúde humana em risco?

O ritmo acelerado da industrialização e o avanço tecnológico sem precedentes podem estar colocando em xeque a saúde da espécie humana. Essa é a premissa central de um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Zurique, que investigaram se as rápidas transformações do mundo moderno estariam comprometendo a aptidão

Leia mais...

Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros

Brasil vê alívio na economia com o fim de tarifas impostas anteriormente. O governo anunciou a suspensão das tarifas adicionais de 40% que impactavam a importação de diversos produtos brasileiros no mercado americano. A medida, que entra em vigor imediatamente, abrange uma vasta gama de itens, incluindo carne bovina, café,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.