07/12/2025

Trabalhadores da Copasa anunciam greve contra ‘PEC do referendo’ de privatização da estatal

Servidores da Copasa e da Cemig acompanharam votação da 'PEC do referendo' em comissão especial da AssembleiaFoto: Henrique Chendes / ALMG

Servidores planejam cruzar os braços nos dias 21, 22 e 23 de outubro; conforme Sindágua, serviços essenciais de abastecimento não serão afetados

Os servidores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) planejam entrar em greve nos dias 21, 22 e 23 de outubro. A categoria se manifesta contra os projetos de privatização da estatal, em especial, a PEC que retira a obrigatoriedade de realização de referendo para a transferência para a iniciativa privada. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua-MG), trabalhadores de todo o estado devem cruzar os braços.

Além da paralisação, os servidores da região metropolitana de Belo Horizonte realizam concentrações em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais todos os dias. No dia 22, haverá uma audiência pública na Casa às 11h. Nessa mesma data, a mobilização também acontece em frente à sede da Copasa, no bairro Santo Antônio, na capital.

De acordo com o presidente do Sindágua, Eduardo Pereira, a expectativa é que a mobilização reúna entre quatro e seis mil trabalhadores na Assembleia Legislativa. A categoria questiona a “PEC do referendo”, que retira a obrigatoriedade de consulta popular para privatização da Copasa.

“Nossa mobilização é a favor do direito social do povo, do referendo popular. Temos a expectativa de chamar a atenção da população porque a pauta não é só interesse dos trabalhadores, mas da população, que tem o direito de decidir sobre a privatização ou não”, explica Pereira.

O representante da categoria destaca que a greve não irá afetar os serviços essenciais prestados pela Copasa, como de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Haverá escala mínima de funcionamento.

Tramitação

A greve ocorre em meio ao avanço da PEC do referendo na Assembleia. Na semana passada, o texto foi aprovado em comissão especial e, com isso, está pronto para ser votado em plenário. Entretanto, ainda não há data para que a proposta entre na pauta dos deputados estaduais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um novo decreto sobre as regras para adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), com novos prazos para negociações de ativos.

Por conta disso, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB), decidiu que não irá pautar em plenário os projetos do estado envolvendo o Propag, o que inclui a PEC do referendo e a privatização da Copasa. Conforme o deputado estadual, a Casa precisaria sanar dúvidas quanto ao novo decreto antes de prosseguir com a tramitação dos textos.

Juntamente com os trabalhadores da Cemig (Sindieletro), o Sindágua-MG protocolou na Assembleia um pedido de suspensão das discussões envolvendo a PEC do referendo. A solicitação foi direcionada a Tadeuzinho.

A Copasa atua em 638 cidades mineiras. No total, são 11,8 milhões de clientes de abastecimento de água e 8,3 milhões de clientes de esgotamento sanitário.

O governo de Minas Gerais foi procurado para comentar sobre a greve dos trabalhadores da Copasa. Tão logo haja um retorno, esta publicação será atualizada. O espaço segue aberto.

Tribuna Livre, com informações do servidores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.