A escolha do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano provocou debates importantes sobre o etarismo na sociedade brasileira, conforme análise de educadores. A pertinência e atualidade da temática foram destacadas, ressaltando a importância de se discutir o preconceito contra pessoas em razão da idade.
O etarismo, manifestado em diversas esferas sociais, desde o mercado de trabalho até as interações cotidianas, impacta negativamente a vida de indivíduos de diferentes faixas etárias. A discussão proposta pelo Enem oferece uma oportunidade valiosa para conscientizar os jovens sobre essa forma de discriminação e promover a reflexão sobre a necessidade de construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com todas as gerações.
Professores avaliam que a abordagem do tema no exame estimula os estudantes a desenvolverem um olhar crítico sobre as relações intergeracionais, incentivando-os a combater estereótipos e preconceitos relacionados à idade. A redação do Enem, nesse contexto, se torna uma ferramenta poderosa para fomentar o debate e a transformação social.
A relevância do tema também reside no crescente envelhecimento da população brasileira, o que torna ainda mais urgente a necessidade de desconstruir estigmas e garantir que as pessoas idosas tenham seus direitos e dignidade respeitados. O etarismo, muitas vezes, impede que essas pessoas desfrutem plenamente de seus direitos e participem ativamente da sociedade.
Ao propor a discussão sobre o etarismo, o Enem contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na construção de um futuro mais justo e igualitário para todas as idades. A expectativa é que a redação do exame possa gerar reflexões profundas e inspirar ações concretas para combater o preconceito etário em todas as suas formas de manifestação.
Fonte: revistaforum.com.br











