28/12/2025

Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB)

A votação do Projeto de Lei Antifacção foi adiada após a apresentação da quarta versão do relatório. A reunião, que estava agendada para o dia 13 de novembro, foi remarcada para o dia 18 do mesmo mês, por decisão do presidente da Câmara dos Deputados.

O adiamento ocorreu após o relator do projeto, apresentar uma nova versão do parecer, a qual inclui uma definição para facção criminosa e estabelece a destinação de parte dos bens apreendidos dessas organizações para um fundo específico da Polícia Federal (PF).

De acordo com o novo texto, os bens apreendidos em investigações conduzidas pela PF serão destinados ao Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades Fim da Polícia Federal (FUNAPOL). Essa mudança representa uma alteração em relação à versão anterior do parecer, que previa a destinação integral dos recursos aos Estados e ao Distrito Federal.

A nova proposta já está gerando debates e críticas. O líder do PT na Câmara dos Deputados expressou sua insatisfação com a quarta versão do parecer. Segundo o parlamentar, o relator “aprofundada a desorganização normativa e mantém vícios estruturais graves”. Ele argumenta que o texto retira recursos da Polícia Federal, “enfraquecendo o órgão de coordenação nacional e contrariando o espírito da PEC da Segurança Pública”.

O líder do PT também critica a tipificação de facção criminosa proposta pelo relator, classificando-a como uma improvisação. Ele questiona a criação de categorias sem fundamento jurídico, como a “organização ultraviolenta”, que, segundo ele, busca apagar a terminologia rigorosa de “facção criminosa” introduzida no texto original do governo federal.

Apesar das críticas, o projeto já estava pronto para ser votado no plenário antes do adiamento. A nova data para a votação do PL Antifacção é agora aguardada, enquanto as discussões e negociações em torno do texto continuam no Congresso Nacional. A expectativa é que o debate seja intenso e que novas alterações possam ser propostas antes da votação final.

Fonte: jovempan.com.br

Leia também
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
DINO
Lula é alertado sobre uma consequência negativa de indicar Dino ao STF
RUI
Governo vai adiantar R$ 10 bi para estados e municípios por ICMS
aras
Entorno de Lula vê chances de Augusto Aras sepultadas de vez
lula
Lula quer reparação à Dilma após arquivamento das "pedaladas fiscais"
ARAS
Em mensagem, Aras classificou como ‘abuso’ operação autorizada por Moraes contra empresários
BOLSONARO
Penitenciária diz não poder cuidar de Roberto Jefferson
ALEGO 2
Bolsonaro recebe título de cidadão goiano: "Recarrega as energias"

Fepecs encerra 2025 com novas conquistas e premiações 

A entidade alcançou metas, inovou e avançou tecnologicamente A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) conclui 2025 com fortalecimento ético, transparência institucional e avanços na educação em saúde. O ano foi marcado por resultados positivos e iniciativas inovadoras, como a inauguração de dois novos laboratórios (simulação

Leia mais...

Ataque de abelhas deixa duas pessoas feridas na Asa Sul

Uma pessoa foi levada ao hospital inconsciente em função da quantidade de ferroadas Duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital após um ataque de abelhas na tarde desta sexta-feira (26/12) na Asa Sul (DF), área central do Distrito Federal. Um dos pacientes ficou inconsciente em função da

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.